RONDONOTICIAS sexta-feira, 23 de agosto de 2019 - Criado em 11/10/2001

Ministério Público de Contas faz diligência na Fhemeron/RO

Objetivo foi verificar falta de insumos para coleta de sangue


Ascom

13/05/2019 10:58:29 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC/RO), por meio da procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, acompanhada de assessores, realizou nessa quinta-feira (9) visita-surpresa à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), em Porto Velho. 

Na atividade desenvolvida na Fhemeron, os representantes do órgão ministerial tiveram como objetivo verificar a procedência de denúncia feita ao MPC, segundo a qual estaria faltando insumos básicos para o funcionamento daquela unidade de saúde, acarretando, consequentemente, na perda de doações de sangue à fundação.

Além de conhecer os processos relacionados à coleta, triagem, processamento, transporte e armazenamento de sangue, a procuradora Érika Saldanha ainda visitou o almoxarifado da entidade para conhecer a real situação de seu estoque de insumos (bolsas, tubos, luvas, entre outros).

Apurou-se, ainda, extrema fragilidade nos controles de estoque, que são totalmente manuais e feitos por um único servidor o que acaba por facilitar extravios, perdas por vencimentos e, principalmente, a falta de insumos.

Além disso, o MPC deparou-se com montanhas de caixas contendo tubos de hemólise (cerca de 940 caixas), com prazo de validade vencido, o que desafia providências para apurar responsabilidades.

Tudo o que foi levantado durante a visita-surpresa – incluindo informações e dados coletados e registros fotográficos feitos – servirá como subsídio para notificação a ser expedida pelo Ministério Público de Contas, além de outras possíveis medidas.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.