• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

SEBRAE realiza o curso “CRIA inovativa” em Rolim de Moura

O objetivo do curso é o desenvolvimento da inovação em empresas do município


Sebrae RO

Publicada em: 30/07/2019 10:21:31 - Atualizado

Em Rolim de Moura, o SEBRAE realizou no dia 23, no auditório da Faculdade São Paulo, o curso “CRIA Inovativa”, com o objetivo de impulsionar as empresas a se tornarem mais competitivas no mercado e mais lucrativas para o empresário e sua equipe de colaboradores.

Hoje, para ser destaque no mercado trabalho, é preciso inovar, buscar conhecimento, novas tecnologias, e o Sebrae está possibilitando o acesso a essas informações no município de Rolim de Moura e região da Zona da Mata.

As inovações, quase sempre, ocorrem de forma contínua e trazem melhores condições de vida ao ser humano. O grande objetivo da inovação é atender às necessidades do mercado, levando em conta as exigências dos consumidores.

De acordo com o Especialista em Gestão e Cientista Social, Márcio Zapicán, a inovação maior que existe é a capacidade que o ser humano tem de se reinventar, a diferença é que com o movimento das tecnologias de informação e comunicação a maior parte do movimento de adaptação reside em utilizar  celulares, computadores e notebook,  muito mais na perspectivas do  lazer , do que na perspectivas de negócios. “As perspectivas de negócios no mercado de trabalho hoje envolvem algumas habilidades que se chamam Skills (ferramentas, métodos ágeis para trabalho), para inovar é necessário reconhecer isso. Então, a maior parte das pessoas que inovam parte de uma boa ideia, sua validação, teste apor meio de uma boa pesquisa e, após isso, cria-se o valor mínimo de produto, que pode ser negociado inclusive mesmo antes de estar  no mercado. Hoje se eu pudesse dar uma dica, a dica seria para inovar é preciso de criatividade, pois é a principal ferramenta dentro do mercado de trabalho.”, destaca Márcio.

Segundo o analista técnico do Sebrae, Valdinei Wilson, é uma metodologia totalmente nova, moderna, atual, em que os participantes irão ter a oportunidade de conhecer o processo de criação de um negócio ligado diretamente com startup (uma empresa recém-criada ainda em fase de desenvolvimento que é normalmente de base tecnológica). “Estamos trazendo isso para Rolim de Moura com intuito de trazer ideias inovadoras, diferenciadas, que mudem o mercado, nós sabemos que o mercado tem algumas startups diferenciando o mercado de trabalho, como aplicativos de mobilidade, entre outros aplicativos que promovem o desenvolvimento e auxiliam as pessoas. O objetivo é que os negócios e o desenvolvimento das empresas, do município tenham essa vertente também para inovação, que é fazer o diferencial para o cliente, sociedade, então, startup é um conceito moderno que está sendo implantado em Rolim pela primeira vez por meio do Sebrae”.

Hoje, para permanecer firme no mercado, fazer sucesso, é preciso acompanhar a tecnologia, buscar novos conhecimentos e colocar em prática inovando. Em Rolim de Moura muitos empresários estão buscando todos os dias fazer a diferença, conforme destaca o empresário Ronaldo Barretos, “a jornada do cliente mudou, a forma das pessoas se comunicarem também, todo processo no mundo está mudando de uma forma disruptiva muito grande, então, eu entendi que se eu não acompanhar esse processo vou ficar fora do jogo e para participar desse jogo que está acontecendo aí fora, precisamos sempre estar nesse processo de evolução, buscando o que realmente está acontecendo, saber como funciona esse processo local e a nível de mundo.”.

Há também aqueles que sonham em ter seu próprio negócio, assim como o jovem Olicio de Paula, de 15 anos, segundo ele, já é um sonhador e pretende futuramente colocar em prática suas ideias inovando, mas antes está aprendendo por meio dos cursos que o SEBRAE oferece

Para sabe o que o Sebrae pode fazer por você, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.


Fale conosco