• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Detran RO encerra Semana Nacional de Trânsito neste domingo

Atividades que serão realizadas no Porto Velho Shopping a partir das 16 horas


Secom

Publicada em: 29/09/2019 11:59:50 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente em todo o país de 18 a 25 de setembro. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia estará finalizando as atividades em alusão a Semana Nacional de Trânsito neste domingo (29), com atividades que serão realizadas no Porto Velho Shopping a partir das 16h.

Mas o diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga alerta a sociedade que os trabalhos de educação e repressão continuam. “Esse trabalho se faz necessário todos os dias e é muito importante a participação de todos, pois todos nós fazemos parte do trânsito”, disse o coronel. O encerramento das atividades em alusão a Semana Nacional de Trânsito encerra-se no domingo, mas os trabalhos de educação e repressão continuam sendo desenvolvidos normalmente em todo o estado de Rondônia.

Na abertura da Semana Nacional de Trânsito o diretor geral do Detran, Neil Gonzaga falou sobre os trabalhos que a autarquia realiza visando um trânsito seguro e humanizado

As atividades de encerramento da Semana Nacional de Trânsito serão realizadas na entrada principal do Porto Velho Shopping, nas imediações do chafariz e contará com atividades lúdicas de educação voltadas principalmente para o público infantil, com sorteios de prêmios para o público que participar das atividades. O Detran de Rondônia desenvolve durante o ano todo um calendário de atividades educativas, mas durante as datas que remetem uma conscientização maior como é o caso da Semana Nacional de Trânsito as ações são intensificadas.

Neil Gonzaga disse que existe um esforço gigantesco das instituições que trabalham com o trânsito no Brasil no sentido de diminuir os índices de acidentes e mortes no trânsito, “mas a sociedade tem que participar ativamente desse processo, porque o trânsito envolve o pedestre, o ciclista, o motociclista e os veículos de passeio e de grande porte, tem que existir conscientização, respeito, principalmente do mais forte para o mais fraco no trânsito e é isso que o Detran de Rondônia tem trabalhado”, ressaltou o coronel Neil Gonzaga.

Redução no número de mortes

Dados Estatísticos do Anuário de 2018 do Detran que está em fase de fechamento demonstra uma redução significativa de 20,9% no índice de mortes por acidentes de trânsito em Rondônia, “os dados são reflexos do trabalho educativo que o órgão vem realizando em todo o Estado”, afirmou o diretor geral do Detran, Neil Gonzaga.

O trabalho de conscientização é fundamental para que o pedestre e o condutor mudem de comportamento, visando sempre a sua segurança e a de terceiros na via. Neil Gonzaga, explica que antigamente era comum o pedestre atravessar a rua ou avenida entre os carros, hoje em dia os pedestres que são conscientes buscam as faixas de pedestres para fazerem a travessia com segurança e nesse contexto envolve os condutores que devem ficar atentos para sempre dar preferência aos pedestres. O coronel Neil Gonzaga, disse que ainda tem muito a ser feito para que tenhamos um trânsito mais seguro e humanizado para todos.


Fale conosco