• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Carnaval e outras datas são oportunas para empreendedores

Segundo o Sebrae, empreendedores devem acompanhar a sazonalidade, a fim de tirar o maior proveito possível das oportunidades


Sebrae RO

Publicada em: 24/02/2020 09:30:34 - Atualizado

RONDÔNIA - A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as ruas das cidades brasileiras, mexendo com o imaginário popular e estimulando a criatividade dos milhares de foliões que participam de desfiles, blocos e outras comemorações espalhadas pelo país. Mas em meio a todo esse clima festivo, há quem aproveite o período para abrir alas à novas oportunidades e tirar nota dez em quesitos como fidelizar clientes e aumentar vendas.

“Procuramos sempre enxergar as oportunidade de geração de negócios e este período é excelente para quem deseja potencializar seus empreendimentos, seja dentro da economia criativa ou de algum negócio tradicional. Entretanto, é muito importante que os empreendedores se preparem para os altos e baixos dos períodos sazonais e, assim, terem uma gestão mais segura e eficiente”, comenta o gerente de atendimento do Sebrae em Rondônia Carlos Eduardo Sakagami.

De acordo com o Sebrae, datas comemorativas como o Carnaval e a Páscoa – as primeiras a serem celebradas a cada ano -, são excelentes oportunidades para que empreendedores possam colocar ideias em prática e conquistar novos públicos. Ainda segundo a instituição, são períodos que aquecem a economia, potencializando o fluxo de consumidores, sendo especialmente bons para o segmentos de turismo, comércio varejista e de serviços.

Uma solução para a oscilação da sazonalidade seria a produção de itens que podem ser utilizados tanto no período de folia, como em outras datas ao longo do ano. O perfil do consumidor pode mudar repentinamente, sobretudo com o poder das redes sociais e seus conteúdos instantâneos, daí a necessidade da estratégia estar preparada para necessidades voláteis.

Ter atenção com a divulgação da marca e dos produtos é um outro ponto a se destacar. O Sebrae chama a atenção para isso, orientando que sempre é bom idealizar o produto que será o destaque e em como será feita a promoção. As mídias sociais devem ser bem exploradas, pois são utilizadas por boa parte dos consumidores; é um caminho que pode ser seguido por qualquer empreendedor. O Sebrae dispõe de capacitações específicas para marketing digital, por exemplo, inclusive em plataforma on line e gratuita.

Uma outra ideia a ser adotada é a oferta de descontos, sempre acompanhada de uma disposição inteligente dos produtos e de um bom atendimento ao cliente. Segundo o Sebrae, é fundamental dar atenção a toda pessoa que entrar no estabelecimento para que ela não saia sem ter falado com alguém. Tais estratégias já são consagradas no mercado e se mostraram amplamente capazes de atrair e entreter os consumidores.

Quer empreender ou saber mais sobre a atuação do Sebrae? Acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.


Fale conosco