• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Incra disponibiliza sistema para regularização fundiária pela internet

Ocupantes de terras da União em Rondônia que se enquadrem nas normas da Medida Provisória Nº 910/2019 já podem fazer o requerimento de regularização fundiária...


Assessoria

Publicada em: 01/05/2020 10:05:56 - Atualizado

Ocupantes de terras da União em Rondônia que se enquadrem nas normas da Medida Provisória Nº 910/2019 já podem fazer o requerimento de regularização fundiária pela internet. O Incra disponibilizou o Sistema de Gestão Fundiária - Sigef Titulação, um ambiente virtual para proporcionar agilidade e segurança ao processo, onde o próprio interessado faz seu cadastro e o acompanhamento.

O superintendente do Incra em Rondônia, Ederson Littig Bruscke, informou que agora o requerente abre seu cadastro, apresenta os documentos de forma digital e pode acompanhar seu processo em casa por meio do sistema na internet. Aqueles que já possuem processo tramitando no órgão, poderão fazer o acompanhamento após o mesmo ter sido inserido no novo sistema.

 “Os processos anteriores estão sendo digitalizados e migrados para o novo sistema, inclusive os do extinto programa Terra Legal, e os interessados também poderão fazer o acompanhamento virtual”, explicou o superintendente. Inicialmente serão migrados 7.140 processos com menor grau de pendências. O estimado são trinta mil processos em todo o estado.  

O Sigef-Titulação está amparado na legislação de regularização fundiária de áreas públicas - implementadas pela Medida Provisória nº 910 e Instrução Normativa Incra nº 100, ambas de dezembro de 2019.  

No próprio sistema é realizada a análise, validação e emissão dos títulos pelos técnicos e gestores do órgão. Por meio dele é feita a busca automática de dados no Sisterleg, Sigef Geo e Resultado, Sisprot, Sipra, Ibama e Ministério do Trabalho para checagem de sobreposição de áreas, parcelas embargadas e ocorrência de trabalho escravo, entre outros.

 “Qualquer problema apresentado com a área a ser titulada o sistema cria a pendência e o técnico faz uma análise detalhada, sendo possível a solicitação ao requerente da correção dos dados”, explicou o superintendente. O intuito é garantir eficiência na análise de documentos e rigor no cumprimento de normas fundiárias e ambientais. Após a aprovação regional, o processo fica disponibilizado para a sede do Incra aprovar e emitir o título da terra.

Para apresentar requerimento de regularização os interessados devem entrar na página https://sigeftitulacao.incra.gov.br/ e anexar, por meio eletrônico, os documentos necessários à instrução do processo administrativo para conseguir o título.

Acesse o https://sigeftitulacao.incra.gov.br/.

 Manual com orientações de acesso ao Sigef-Titulação.


Fale conosco