• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Clube realiza plantio em comemoração ao Dia da Árvore

O projeto faz parte da ação "Cidade Verde”


Assessoria Rotary Club

Publicada em: 21/09/2020 18:08:57 - Atualizado


Porto Velho -
 Em Comemoração ao Dia da Árvore e em alusão à “visita online” do Governador do Distrito 4720, Orlando Morais Lopes, o Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré em parceria com a Subsecretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA, promoveu o plantio de mais de 600 mudas de árvores na Capital Porto Velho.O evento que marcou a celebração dia da Árvore, comemorado no dia 21 e o início da primavera, faz parte das ações do “Projeto Cidade Verde”, do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, que tem como objetivo envolver a população no cuidado ao meio ambiente.

Toda a comunidade é convidada a comparecer e participar. O Rotary em parceria com a SEMA fez a reposição da arborização urbana, mas nossa intenção é despertar o envolvimento das pessoas, de forma mais incisiva, para que isso se desdobre no decorrer de todo o ano.A Vice Presidente do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, Maria Regina Azevedo, acompanhada da Presidente da Comissão de Fundação Rotária, Izabel Cristina, participaram nesta Segunda Feira (21) em Comemoração ao Dia da Árvore, e em alusão à “visita online” do Governador do Distrito 4720, Orlando Morais Lopes ao nosso Clube, do plantio de mudas de árvores, espécies como o ipê (roxo, amarelo e branco); oiti, usado na arborização urbana por produzir sombra e não soltar a folhagem; capitão do campo, Também foram doadas espécies nativas da floresta amazônica como o tauari, cedro, mogno, virola, seringueira — árvores em extinção proibidas de corte — e ainda o cacau do mato e o patoá, que fazem parte da família das palmeiras, além de plantas para ornamentação de residências e de jardins.

“Agradeço a participação de todos os companheiros (as) em mais essa grande ação ambiental, assim como o Subsecretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Alexandro Miranda Pincerque providenciou a doação das mudas”, ressaltou a Vice Presidente do Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, Maria Regina Azevedo.Izabel Cristina da Silva, Presidente da Comissão de Fundação Rotária, e Ambientalista, relata que: “O desmatamento provoca erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade. Por isso, além preservar, precisamos plantar mais árvores. Devemos fazer uma reflexão sobre nossas atitudes em relação à importância das árvores para nossas vidas”, ressaltou Izabel Cristina.

O ROTARY CLUB E O PLANTIO DE ÁRVORES

Como presidente emérito do Rotary, Paul Harris viajou bastante nas décadas de 20 e 30, na companhia de sua esposa Jean. Amante da natureza, nestas viagens ele plantou árvores para simbolizar o valor da amizade e da boa vontade. Paul Harris com associados do Rotary Club de Tallinn, na Estonia, durante plantio de árvore em 1932.No outono de 1932 no Hemisfério Norte, Paul passou cinco semanas visitando clubes na Europa e plantando suas árvores da amizade pelo caminho. “Na quarta-feira de manhã plantei minha primeira árvore da amizade em solo europeu. É interessante que esta primeira árvore tenha sido plantada na Alemanha, justamente em Berlim, em uma praça para prática de esportes que foi usada para os propósitos da guerra. Estiveram presentes na ocasião um grande número de rotarianos, representantes do governo e outras pessoas.” Desde então, os rotarianos têm plantado árvores em nome do companheirismo e da amizade, e pelo prazer de servir à comunidade. Estas árvores, encontradas em diferentes partes do mundo, são um testemunho duradouro dos ideais rotários.


Fale conosco