• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

SESI utiliza a Robótica para aprendizado em diversas áreas do conhecimento

A robótica agrega os conteúdos de diversas disciplinas em uma mesma atividade.


ASSESSORIA

Publicada em: 20/10/2020 16:00:32 - Atualizado

INSTITUCIONAL - A rede de colégios SESI está sempre na vanguarda quando se trata de educação. De forma pioneira, introduziu desde 2006, a Robótica aos seus alunos de Educação Infantil até o Ensino Médio, como forma de estimular a aprendizagem em diversas área do conhecimento. E se preparando para o próximo ano letivo, o SESI abre o período de matrícula para 2021 - https://sesi.ro/matriculas/. São oferecidas vagas para o ensino fundamental e médio para os colégios de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

No SESI, a robótica é trabalhada pelos professores com os kits compostos com peças e livro didático, sendo cada segmento com seu material específico. A robótica agrega os conteúdos de diversas disciplinas em uma mesma atividade.

Os colégios do SESI em Rondônia utilizam essa metodologia que proporciona uma visão mais abrangente sobre tudo aquilo que é ensinado na sala de aula e permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades cognitivas e de relacionamento, assim como estimula a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolvem habilidades múltiplas nos estudantes, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, e saiam mais preparados para enfrentar o mundo.

No Ensino Fundamental I, as aulas que são uma vez por semana de acordo com a matriz curricular, dedicadas aos conceitos de montagem com kits básicos. Já no Ensino Fundamental II, é a hora de ampliar os conceitos aprendidos em montagem e programação. Para isso, os estudantes constroem robôs autônomos, com a utilização de motores e sensores. Os robôs traduzem na prática muitos conceitos teóricos trabalhados nas outras disciplinas onde expõem os alunos a novos métodos de resolução de problemas. Com duas aulas por semana.

No Ensino Médio, os alunos aprendem novas tecnologias, como o Arduíno, e programações mais avançadas assim como também temos a categoria do First Tech Challenge (FTC), competição que tem como conceito desafiar os estudantes a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles aprendem a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes indústrias.

O FTC contribui para que os alunos desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional com meios de programação mais complexos, aumentando a gama de conhecimentos e possibilidades para novas construções.

Durante as aulas, os estudantes são expostos a problemas do cotidiano de forma que sejam propostas soluções inovadoras através da tecnologia, estimulando a criatividade e trabalho em equipe.

A Robótica pode ser desenvolvida através de aulas on-line, Oficinas Tecnológicas, que são desafios propostos pelos professores com a ajuda dos profissionais da Lego, que facilita a continuidade do conceito da robótica no formato remoto.



Fale conosco