• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Robótica é uma das inovações e diferencial de aprendizado nos colégios SESI e SENAI

Atualmente, todos os colégios do SESI-SENAI que atuam com ensino fundamental e ensino médio de todo o país ofertam a disciplina de robótica.


FIERO

Publicada em: 03/12/2020 11:02:13 - Atualizado


RONDÔNIA - Em Rondônia, há mais de uma década a robótica é uma pedra angular do sistema educacional das duas instituições, gerando competências importantes para a vida pessoal e profissional dos jovens, como comunicação, liderança, ética e trabalho em equipe, participação nos torneios anuais de robótica que contam com expressiva participação de jovens de todo o mundo.

Com matrículas abertas até dia 27 de janeiro de 2021, a Rede SESI de Educação oferece vagas para o Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais e Ensino Médio, para os Colégios de Cacoal (360 vagas); Pimenta Bueno (300 vagas), Porto Velho (800 vagas) e Vilhena (480 vagas). Já o Novo Ensino Médio possui vagas exclusivamente para as unidades de Cacoal, Porto Velho e Vilhena. Mais informações pelo número “0800-647-3551” e acessando o “portal.fiero.org.br/sesi”.

No SESI, desde os primeiros anos, os alunos têm contato com a robótica. Tanto os do Ensino Fundamental quanto os do Ensino Médio passam por aulas semanais até alcançar os níveis mais avançados, incluindo montagens, programas variados, simulações, experimentos que vão desde movimento a conceitos básicos de física moderna. No âmbito da robótica, os alunos também participam constantemente de desafios que propõem a busca de solução para problemas da sociedade usando tecnologias inovadoras.

Vivenciar o futuro todos os dias é experiência que faz toda a diferença para os alunos do SENAI, assim como os do SESI, no envolvimento com os temas ministrados e absorção dos novos conhecimentos. O método pedagógico que vem sendo adotado em diversos cursos inclui o uso de inovações tecnológicas no formato de apresentação do conteúdo e em processos interativos com os professores e coordenadores.

SENAI


Os cursos profissionalizantes do SENAI trabalham com a MSEP – Metodologia SENAI de Educação Profissional, que desenvolve as competências através da aplicação de situações de aprendizagem, que fazem com que o aluno mobilize conhecimentos, habilidades e atitudes na resolução de problemas propostos. Nesse contexto, os Kits de Robótica Lego, são ferramentas utilizadas de forma transversal em todos os cursos, porque ajudam o aluno a desenvolver diversas capacidades técnicas e socioemocionais, trabalhando o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, dentre outros.

Além disso, o SENAI possui diversos cursos que trabalham a parte de Automação e Robótica de maneira mais aprofundada, como por exemplo os cursos técnicos em: automação industrial, mecatrônica, eletrotécnica, eletroeletrônica, eletromecânica, mecânica, entre outros. Todos com o intuito de facilitar o desenvolvimento das atividades de forma automática, aplicando-se conceitos de mecânica, elétrica e eletrônica para a realização de tarefas.

A coordenadora de Educação SESI-SENAI-IEL Lagoa, Juliane Loubach explica que a robótica educacional proporciona aos alunos um contato permanente com a ciência e a tecnologia, o que faz com que sejam desafiados a desenvolver o raciocínio lógico, a pesquisa, a criação, e a interação e manuseio de ferramentas tecnológicas.

Ainda conforme a coordenadora, nos colégios da Rede SESI Rondônia, a robótica é uma disciplina com duas aulas semanais, que estimula os alunos a desenvolver competências, raciocínio lógico e aprimorando os conhecimentos em matemáticas, física, geografia, ciências e ainda a pesquisar soluções para problemas do cotidiano”, disse.

O professor Allan Robson dos Santos, lembra que a robótica oferece ferramentas para os alunos desenvolverem uma série de habilidades, além de manter os alunos inteirados no mundo tecnológico, estimulando a criatividade e a inteligência, promovendo assim a interdisciplinaridade. Além de promover a educação ela é uma facilitadora do aprendizado, o aluno aprende a trabalhar em equipe, redigir projetos, além dos benefícios de estudar programação.

“Usamos um material onde os alunos têm fácil manuseio e entendimento, os professores estão constantemente atualizando e inserindo várias ferramentas que trazem aos alunos diversas possibilidades de desenvolvimento de suas habilidades”, lembra. “Para incentivar e motivar, inserimos temas atuais e cotidianos nos projetos, e abrindo oportunidade para as múltiplas habilidades dos alunos, que são divididos em equipes, onde participam de torneios, amistosos e grupos de estudo no contra turno. Todas essas experiências há uma troca de ideias e contribui para aquisição do conhecimento”, garante o professor.

De acordo com o professor, “o SESI é a primeira escola na qual trabalho com a disciplina de robótica e vejo um grande desenvolvimento no aprendizado dos alunos. Eles ganham autonomia e é um local onde podemos perceber claramente as habilidades dos estudantes, que muitas das vezes não conseguimos perceber nas outras disciplinas”, elogia.


Fale conosco