• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Portaria regulamenta polos para mestrado e doutorado EAD

Documento estabelece regras para funcionamento de espaços para pós stricto sensu a distância


EDUCA MAIS BRASIL

Publicada em: 08/01/2021 14:56:00 - Atualizado


INSTITUCIONAL - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou uma portaria, nessa quinta-feira (7), com os requisitos de autorização para o funcionamento e permanência de polos de pós-graduação stricto sensu a distância.

O processo de formalização de mestrado e doutorado a distância foi iniciado em 2019, com a regulamentação da modalidade pela Capes. Com a nova portaria, o processo ganha mais segurança jurídica para estabelecer as características necessárias dos espaços físicos para pós-graduação stricto sensu EAD.

O documento determina as características e diretrizes necessárias para a abertura e manutenção dos espaços destinados à realização de atividades presenciais dos programas de pós-graduação (PPGs) na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Segundo a portaria, os polos deverão ter área administrativa, laboratório de informática ou multimídia equipados com computadores ou dispositivos similares, internet em todos os espaços, sala de estudos com acesso à biblioteca virtual e bases de dados, além de equipamentos para conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta de cursos.

Os polos passarão por uma análise documental e visita de monitoramento, que poderá ser virtual ou presencial, para verificar se atendem aos requisitos da portaria. Os espaços autorizados poderão, a qualquer tempo, ser visitados por avaliadores.


Fale conosco