• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Inep antecipa horário de acesso aos locais de provas do Enem

No próximo domingo, 17, primeiro dia de aplicação da avaliação, os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados às 13h


EDUCAMAIS BRASIL

Publicada em: 13/01/2021 18:09:49 - Atualizado

A entrada nos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ocorrer meia hora mais cedo do que normalmente. A decisão é para evitar aglomeração, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

No próximo domingo, 17, primeiro dia de aplicação da avaliação, os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados às 13 h – meia-hora antes do início das provas.

Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do Enem 2020, realizado em 2021 após adiamento em virtude da pandemia de Covid-19. Seguindo o calendário, as próximas aplicações serão em 24 de janeiro (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

Nota de pesar

Morreu ontem (11) o general Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep desde agosto de 2019 e responsável pela elaboração do Enem. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, o general foi vítima de complicações da Covid-19.

“A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, disse o Instituto, em nota.

#AdiaEnem

Entidades estudantis estão pressionando o Inep para adiar novamente o Enem por conta da alta de casos de contaminação do coronavírus no país. Na sexta-feira, 08, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF).


Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta no mesmo dia em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”.


A Defensoria Pública da União (DPU) também acionou a Justiça na última sexta para que houvesse o adiamento das provas. O pedido foi indeferido no início da tarde de hoje, 12, pela Justiça Federal de São Paulo. Já o Ministério da Educação mantém o cronograma, justificando estar tomando medidas de segurança contra a disseminação do vírus. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o nº 54 e o nº 55.


Fale conosco