RONDONOTICIAS quarta-feira, 14 de abril de 2021 - Criado em 11/10/2001

Universidade de Coimbra facilita ingresso de brasileiros em seu processo seletivo

Subiu para cinco anos o tempo para o candidato utilizar a nota do Enem em Coimbra...


Educa Mais Brasil

Publicada em: 26/03/2021 15:19:08 - Atualizado

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem usar o resultado da avaliação para pleitear vaga em uma das 50 universidades de Portugal parceiras do programa. Dentre elas, está a conceituada Universidade de Coimbra (UC) que ampliou de três para cinco anos o tempo para o candidato utilizar a nota do Enem em seu processo seletivo.

Desde 2014 existe um acordo entre os governos brasileiro e português por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que viabiliza o ingresso de brasileiros aos cursos de graduação em universidades de Portugal, utilizando, apenas, a nota do Enem. Neste ano, a Universidade de Coimbra inseriu um novo curso em sua grade, o de Direito Luso-Brasileiro. O processo seletivo 2021/2022 já está aberto, de acordo com o cronograma, e os interessados têm até o dia 15 de abril para se candidatar na 1ª fase. Os resultados serão divulgados em 26 de abril e a matrícula deve ser realizada entre 13 e 20 de maio. A seletiva ainda conta com mais três fases independentes de candidatura.

A classificação dos candidatos a cada ciclo de estudos (curso) é feita por ordem decrescente da nota final. Em Coimbra, o ano letivo começa em setembro. A inscrição via Enem deve ser efetuada de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br