• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Ônibus escolares passam por fiscalização do Detran


G1

Publicada em: 30/01/2019 15:25:57 - Atualizado

Uma vistoria geral nos veículos que fazem o transporte de alunos da zona rural começou a ser realizada nesta quarta-feira (30) pelo Departamento de Estadual de Trânsito (Detran), em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.

As inspeções são acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que possui uma equipe de mecânicos para em caso de necessidade, efetuar os reparos nos veículos.

De acordo com a Semed, todos os itens de segurança dos veículos são fiscalizados como pneus, faróis, buzina, freios, cinto de segurança, parte elétrica, placas, lacre das placas e extintores.

Ao G1, a coordenadora de transporte escolar da Semed, Rosimeire Ferreira, declarou que a vistoria do transporte escolar visa dar segurança e manter a normalidade no trajeto dos alunos da escola para casa.

“Nas escolas rurais, os alunos enfrentam trajetos longos todos os dias e a vistoria faz com que esses alunos cheguem com segurança nas escolas, além de renderem com qualidade durante as aulas”, destacou.

Rosimeire explicou que para o ano letivo de 2019, serão utilizados 54 veículos de transporte escolar no município entre ônibus, micro-ônibus e uma van. Ao todo, cerca de sete mil alunos utilizam o transporte escolar de forma direta. Todo o serviço é efetuado pela própria prefeitura.

“Ariquemes não tem a necessidade de contrato com uma empresa terceirizada para a frota de veículos. O que nós temos é um contrato para a terceirização de alguns motoristas, pois o restante é contratado da prefeitura”, disse.

A Semed ainda aguarda pelo recebimento de outros dois novos ônibus escolares para integrar a frota, além de mais dois ônibus oriundos do Estado, por conta convênio para atender o transporte escolar pela rede estadual.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria para ônibus escolares é obrigatória a cada seis meses. Mas vistorias da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público (MP-RO) e Polícia Militar (PM) também acontecem ao logo do ano para garantir se o município está garantindo o transporte com segurança.

Extintores de segurança dos veículos também foram verificados.  — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Extintores de segurança dos veículos também foram verificados. — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

A coordenadora de transporte escolar disse que a Semed realizou recentemente uma manutenção em todos os veículos e que estão em dia. O investimento serviu para a troca de pneus, extintores, cinto de segurança, travas de segurança e placas.

“Estamos com a expectativa de que não haja reprovação, talvez alguma notificação por algum reparo elétrico, mas isso não leva muito tempo para se adequar e, se for o caso teremos tempo hábil para as readequações”, ressaltou Rosimeire Ferreira.

Em Ariquemes, as aulas da rede municipal de ensino iniciam na próxima terça-feira (5). Se alguns dos veículos for reprovado na fiscalização, a prefeitura terá dois dias para readequar os veículos antes do início do ano letivo.

Fiscalizações devem se encerrar na próxima quinta-feira (31).  — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Fiscalizações devem se encerrar na próxima quinta-feira (31). — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

As fiscalizações acontecem até a quinta-feira (31), mas a Semed garantiu que haverá tempo hábil para os reparos e que todo o transporte será feito de forma segura.


Fale conosco