RONDONOTICIAS quarta-feira, 17 de julho de 2019 - Criado em 11/10/2001

Prefeitura decreta situação de emergência em bairro atingido


Assessoria

08/02/2019 10:25:43 - Atualizado

ARIQUEMES RO - Pelo menos 19 famílias, atingidas por inundações, estão em situação de risco por causa da subida das águas do Rio Jamari, no Bairro Monte Cristo (Mutirão), ocasionada pelas últimas chuvas ocorridas na região do Vale do Jamari. Duas delas estão alojadas na Escola Municipal Pedro Louback, localizada no bairro, as outras conseguiram abrigos com familiares. 

Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) que tem assistido as vítimas com abrigo, colchões, camas e alimentação. O auxílio, aliás, veio de várias pastas, entre elas Educação (Semed), Obras (Semosp), Saúde (Semsau) e Agricultura (Semaic), que também ajudaram a retirar os atingidos pelas cheias, inclusive com a mudança de mobiliários. O corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, ligada a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semust), também deram suporte aos moradores.

As ações estão amparadas no Decreto nº 15.071, publicado nessa quinta-feira (7), em que a Prefeitura de Ariquemes declara situação de Emergência no local.

Zona Rural

Pela manhã, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) foram para a Zona Rural e iniciaram a recuperação de seis pontes e dois bueiros, levados pelas águas dos rios que transbordaram com as chuvas. A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas nas escolas em que as estradas de acesso foram atingidas ou ficaram alagadas, até que os reparos sejam concluídos.

Ação Solidária

O decreto ainda autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta às enchentes e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto a? comunidade, com o objetivo de facilitar a assistência a? população afetada pelas inundações. Doações podem ser entregues na Farmácia Municipal, localizada na Rua Rio Madeira, setor Institucional, ao lado do Complexo Administrativo, da Prefeitura de Ariquemes.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.