• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Cinco escolas prorrogam início das aulas por falta de transporte

Mais de dois mil alunos foram atingidos pela prorrogação. Retorno aos estudos será na próxima segunda-feira (18).


G1

Publicada em: 12/02/2019 14:23:55 - Atualizado

CACOAL, RO - Mais de dois mil alunos de cinco escolas tiveram a volta às aulas prorrogada por falta de transporte público escolar em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros da capital Porto Velho. A previsão é de que os estudantes retomem os estudos na próxima segunda-feira (18). O ano letivo na rede estadual de ensino teve início na última segunda-feira (11).

A responsabilidade pelo transporte público escolar é da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os ônibus que atendem os alunos só voltarão a circular no dia 18 de fevereiro. Como consequência, as aulas vão começar no mesmo dia.

Conforme a coordenadora pedagógica da Coordenadoria Regional (CRE) de Educação, Keller Trevisani, para que o serviço aconteça de fato é necessário que haja uma parceria entre estado e município, já que entende que a educação é uma coisa só.

"Nessas escolas que vão iniciar as aulas dia 18, existe um grande número de alunos que utilizam o transporte escolar, que estará liberado somente nesse dia. Então, não tem como iniciar as aulas antes, pois esses alunos estariam sendo prejudicados", destacou.

Cacoal conta com 26 escolas estaduais – incluindo as instituições de ensino indígenas. Dessas, cinco devem começar o ano letivo apenas no dia 18 de fevereiro, junto com as escolas municipais por causa da falta do transporte escolar. Um total de 2.825 estudantes.

Apesar da diferença de data do início do ano letivo em algumas escolas, a CRE já se antecipou para que os alunos não sejam prejudicados com o andamento do calendário escolar.

"Os gestores escolares já adequaram o calendário. Então não haverá prejuízo de carga horária nem de dias letivos para esse estudante. Estamos acompanhando todo esse processo. As escolas estão preparadas, os servidores estão em formação durante esses dias e no dia 18 todos os estudantes começam o ano normalmente", afirmou a coordenadora.


Fale conosco