• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Bebê morre depois de 9 horas à espera de UTI Neonatal em RO

A mãe, 25 anos, entrou em trabalho de parto ainda no domingo, dia 12


Publicada em: 14/05/2019 12:33:44 - Atualizado

ARIQUEMES RO - Um bebê morreu no Hospital da Criança de Ariquemes, a 200 quilômetros de Porto Velho, após nove horas à espera por uma vaga em uma UTI neonatal. A menina nasceu por volta das 20h30 do domingo (12) de forma prematura e com um quilo e meio. Às 6h20 dessa segunda-feira (13), veio a óbito.

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Graeff, a vaga surgiu no começo da manhã na própria cidade, que dispõe de cinco leitos em UTI neonatal, mas já era tarde.

"Ligaram e, dez minutos depois, a criança veio a óbito. Começaram a preparar para mandar, e ela morreu. Infelizmente, não deu tempo", disse ele.

A mãe, de 25 anos, entrou em trabalho de parto quando estava na rua e foi atendida por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Segundo Graeff, a mulher é usuária de drogas e não fez nenhum acompanhamento pré-natal.

"Quando o Samu chegou, a criança já estava nos braços da mãe. Elas foram encaminhadas para o hospital, onde foram feitas diversas tentativas para manter a criança estabilizada para conseguir uma vaga na capital, já que todas as vagas [de UTI neonatal] de Ariquemes estavam preenchidas", relatou.

O secretário afirmou que a bebê foi levada para a unidade semi-intensiva do Hospital da Criança assim que chegou. Os médicos a entubaram e diagnosticaram problema respiratório. Pouco depois, a criança ficou estável e continuou a ser monitorada por dois médicos pediatras.

"Mas ela começou a recair e voltar, recair e voltar, até que veio a óbito", afirmou o secretário. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o estado possui 26 leitos de UTI neonatal no Hospital de Base em Porto Velho e 15 leitos complementares em rede privada, sendo cinco em Ariquemes, mas todos estavam ocupados durante as nove horas em que a menina ficou no Hospital. O secretário disse que a mãe foi atendida no Hospital Regional de Ariquemes e já teve alta médica. A criança seria o quarto filho da jovem.


Fale conosco