• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Empresária de RO aposta na reciclagem em supermercado

O Sebrae em Rondônia apoia iniciativas sustentáveis e de proteção ao meio ambiente


Sebrae RO

Publicada em: 06/06/2019 07:55:44 - Atualizado

ARIQUEMES RO - O descarte do lixo já foi um problema no supermercado administrado pela empresária Queila Gomes de Almeida, em Ariquemes. As lixeiras abarrotadas e o cheiro forte não fazem mais parte do dia-a-dia da empresa. O problema só foi superado com a adoção de boas práticas de sustentabilidade ambiental.

Papel, plástico, restos de verduras e legumes e todo o lixo produzido pela empresa iam direto para os containers, que nem sempre eram recolhidos pelo serviço público de limpeza. O acúmulo desse lixo produzia mau cheiro e muito volume.

PAPELÃO

Para superar a problemática do descarte adequado do lixo, a Queila, ao longo dos últimos anos, passou a adotar medidas simples, mas que fizeram toda a diferença. “O primeiro material a mandarmos para a reciclagem foi o papelão. Nossos funcionários já deixam as caixas dobradas, para fazer menos volume, e separam o papelão para ele não ser sujo por outros materiais, como óleo ou produtos líquidos, assim destinamos esse material para a coleta seletiva.”, destaca.

PLÁSTICO

No Supermercado Revelação, localizado no Setor Cinco, os plásticos possuem duas destinações. Primeiro, aqueles que podem ser reaproveitados no próprio estabelecimento, como sacos de cebola, sacos e sacolas grandes são separados. Os demais produtos de plástico são destinados para uma fábrica de reciclagem, que transforma o que iria para o lixo em novas sacolas plásticas.

ÓLEO DE COZINHA

Responsável por entupir as tubulações e contaminar o meio ambiente, o óleo utilizado nas frituras e na cozinha da padaria do supermercado também tem destinação especial. O líquido é descartado em tonéis e depois enviado para uma indústria de fabricação de sabão, em Ariquemes.

OSSOS

A Queila conta que os resíduos do açougue também geravam problema, porque depois de descartados nas lixeiras acumulavam-se insetos e deixavam cheiro forte. “Agora todos os ossos são separados e destinados para uma indústria de Cacoal, que vem recolher os ossos aqui no supermercado.”, afirma.

VISÃO DE SUSTENTABILIDADE

A Queila já participou de palestras e cursos do Sebrae e participou do programa Pró-Pan (para modernização das padarias) e diante das informações que foi recebendo percebeu a importância da boa relação da sua empresa com o meio ambiente “Eu sempre tive a consciência de que era importante preservar o meio ambiente. Aos poucos fomos melhorando nossa relação com a natureza”, destaca.

Essa visão é repassada aos colaboradores. Para o Clóvis dos Santos Fumagalli, hoje, separar os resíduos para serem destinados à reciclagem já faz parte da rotina da empresa. “Todos os colaboradores já sabem que precisam separar o lixo corretamente. Os novos funcionários já observam essa conduta e nos ajudam a manter esse trabalho”, resume.

O analista técnico do Sebrae, Felipe Kreuz, explica que o Sebrae também pode ser parceiro dos donos de pequenos negócios por de suas consultorias e do Sebraetec, com ajuda para o licenciamento ambiental da atividade e outras necessidades consoantes à legislação ambiental.

Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 981305656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.




Fale conosco