• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Juíza condena médico por não cumprir carga horária

Segundo a acusação, médico inseriu em documento público declaração falsa, “consistente em assinar as folhas de ponto indicando cumprimento de horário fictício”


Publicada em: 24/10/2019 09:28:34 - Atualizado


ARIQUEMES RO – A juíza de Direito Juliana Couto Matheus Maldonado Martins, da 3ª Vara Criminal de Ariquemes, condenou o médico Kleber B. N. pela prática do crime capitulado no art. 299 do Código Penal, ou seja, falsidade ideológica. A sentença foi imposta em decorrência do profissional ter incorrido na prática ilícita na condição “funcionário público prevalecendo-se do cargo”. A decisão cabe recurso.

Segundo a acusação no período compreendido entre os meses de abril e outubro de 2018, em diversas datas e horários, no Centro de Especialidades Médicas de Ariquemes, o médico inseriu em documento público declaração falsa, “consistente em assinar as folhas de ponto indicando cumprimento de horário fictício”.

Testemunhas disseram que médico chegava atrasado e trabalhava apenas duas horas no serviço púbico, depois se dirigia à clínica particular. 

CONFIRA:


A ideia, de acordo com o Ministério Público (MP/RO), era “alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante (que havia cumprido regularmente sua jornada de trabalho quando na verdade não o fez)”.

Sobre isso, pontuou a juíza:

“Quanto à materialidade do delito em comento, desnecessária se faz vasta explanação, vez que esta restou sobejamente comprovada nos autos através do Procedimento Criminal Investigatório instaurado pelo Ministério Público, bem como pelas folhas de ponto e demais documentos acostados aos autos”.

E acrescentou:

“Ademais, o conjunto da prova oral produzida em juízo, bem como na fase inquisitiva torna materialmente certa a ocorrência dos delitos descritos na denúncia. Assim sendo, não resta dúvida quanto à materialidade do crime”, anotou Juliana Couto.

CONFIRA OS TERMOS DA DECISÃO:

Fonte: Rondônia Dinâmica


Fale conosco