• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Garoto indígena do Cone Sul de 9 anos morre em Porto Velho

Morte da criança pode ser uma ameaça à etnia


Folha do Sul

Publicada em: 16/11/2019 12:07:16 - Atualizado

VILHENA RO - Será sepultado hoje, na Gleba Tubarão, o garoto indígena de 09 anos, que morreu nessa quinta-feira (14) em Porto Velho. O corpo do pequeno Adiélison Aikanã será sepultado na aldeia onde morava, na área rural de Chupinguaia.

No início da semana, o menino começou a se queixar de fortes dores de cabeça. Ele chegou a cair da rede duas vezes, e então foi trazido para o Hospital Regional de Vilhena. O quadro se agravou, e o indiozinho foi transferido para a UTI.

Como a situação da criança começava a ficar crítica, ela foi mandada para o Hospital infantil Cosme e Damião de Porto Velho. Nessa quinta-feira, ele veio a óbito e o corpo foi encaminhado para exames no IML.
 
Familiares chegaram a cogitar que a morte pudesse ter sido provocada por uma pedrada desferida na cabeça de Adiélison, o que não foi comprovado. No laudo sobre o óbito, a causa foi definida como indeterminada.
 
Para um freqüentador da aldeia dos Aikanã, a morte do garoto pode ser uma ameaça à etnia, já que ele apresentava indícios de que pudesse ter contraído meningite. A doença (ainda não confirmada na criança indígena) é contagiosa, ou seja, pode ser transmitida para quem tiver contato com a pessoa contaminada.
 


Fale conosco