• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Ministro da Saúde desembarca em Manaus neste domingo

Estado registra um dos piores cenários do país, com sistema de saúde superlotado.


g1

Publicada em: 03/05/2020 10:45:05 - Atualizado

BRASIL: O ministro da Saúde, Nelson Teich, embarca neste domingo (3) para Manaus. Na capital do Amazonas, ele deve se reunir com o governador do estado, Wilson Lima, o prefeito Arthur Virgílio Neto, para discutir a situação do enfrentado ao novo coronavírus. Ele deve visitar hospitais de campanha e retaguarda para Covid-19. O estado registra um dos piores cenários do país, com o sistema de saúde superlotado. São mais de 6 mil casos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao desembarcar na capital, Teich segue para reunião na sede do Governo do Amazonas, com o governador e prefeito. O secretário-executivo, general Eduardo Pazuello, também estará na comitiva.

Na segunda-feira (4), eles devem visitar serviços de saúde, como o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, o Hospital de Campanha Municipal e o Hospital de Retaguarda Nilton Lins. Está prevista, ainda, visita ao Comando Militar da Amazônia (CMA), também na capital.

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de ministro da Saúde, em substituição a Luiz Henrique Mandetta, o oncologista Nelson Teich defende a necessidade de isolamento social horizontal no combate ao coronavírus.

Na quarta-feira (29), o ministro afirmou que o isolamento social é necessário porque "você não sabe o que fazer".

O isolamento social é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por especialistas. O antecessor de Teich no ministério, Luiz Henrique Mandetta, divergia publicamente do presidente Jair Bolsonaro sobre o tema.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o estado do Amazonas contabiliza, até sábado (2), o total de 6.062. Com relação às mortes, são 501 em decorrência da Covid-19.

Os números de contaminados crescem a cada dia. A alta demanda de pacientes com suspeitas da Covid-19, junto a pessoas com outras enfermidades, causou um inchaço no sistema de saúde.

De acordo com a Secretária de Saúde, atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 89%, mas o índice já chegou a alcançar 96% em abril.

A implantação de contêineres frigoríficos também foi uma medida adotada para comportar os corpos de vítimas de Covid-19 em hospitais de Manaus, após a repercussão de um vídeo que mostra corpos posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital João Lúcio, na Zona Leste de Manaus.

Também há falta de profissionais nas unidades para atender a demanda. Até sábado (2), 1.279 profissionais da saúde de Manaus testaram positivo. De acordo com o governo, o número representa um total de 5,5% de toda a categoria da saúde. Foram contabilizados 12 óbitos. O Amazonas tem, entre a rede privada e da particular, 23.176 profissionais em atividade.

Por conta do colapso, o Ministério da Saúde informou que o Amazonas será o primeiro estado a receber profissionais do programa "Brasil Conta Comigo". Os 581 médicos devem chegar a Manaus a partir de domingo.





Fale conosco