• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Semusa atende gestantes com HIV para garantir saúde do bebê


Assessoria

Publicada em: 03/07/2019 15:07:38 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho dispõe do Serviço de Atenção Especializada (SAE), com uma equipe multidisciplinar especialista em atender pacientes portadores de HIV/AIDS.

Segundo a secretária de Saúde do Município, Eliana Pasini, atualmente, 2.367 pacientes fazem tratamento regular nesse serviço. “Em toda a rede de saúde da atenção básica do município, estão disponíveis exames para detecção do HIV, serviço ofertado às gestantes durante o pré-natal”, informou ela.

De acordo com Régia Martins, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, todas as gestantes e seus parceiros sexuais devem realizar o teste, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce podem garantir o nascimento saudável do bebê.

“A taxa de detecção de Aids em menores de cinco anos tem sido utilizada como indicador para o monitoramento da transmissão vertical do HIV”, informa ela, acrescentando que a transmissão vertical do HIV acontece pela passagem do vírus para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Essa forma de transmissão, segundo a técnica da Semusa, pode ser reduzida para menos de 2%, com a adoção das medidas eficazes de prevenção.


Fale conosco