• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Luiz Fux substitui Gilmar Mendes na presidência do TSE nesta terça


Noticias ao minuto

Publicada em: 06/02/2018 09:42:16 - Atualizado

Nesta terça-feira (6), o ministro Luiz Fux será empossado como o 47º presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo como vice-presidente a ministra Rosa Weber. A cerimônia de posse ocorrerá durante a sessão solene da Corte Eleitoral, no Plenário do Tribunal, a partir das 19h.

Ao falar sobre as expectativas para a sua gestão, na última quinta-feira (1º), Fux disse que espera "um ano extremamente desafiador", por se tratar "do período de uma eleição mais expressiva do País, que são as eleições majoritárias".

Na ocasião, o ministro Gilmar Mendes presidiu sua última sessão plenária de julgamentos na Corte. Ele deixa o cargo após dois anos - tomou posse em 12 de maio de 2016.

Apelidado nos bastidores de "punitivista", tal qual seus colegas na corte eleitoral Luís Roberto Barroso e Rosa Weber, a expectativa é de que Fux inicie uma fase mais "dura" no tribunal. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a tendência é que o TSE defenda a aplicação da Lei da Ficha Limpa, o que poderia complicar as intenções de candidatura por parte do ex-presidente Lula.

Despedida

Ao se despedir, Gilmar Mendes agradeceu aos ministros do tribunal, aos integrantes do Ministério Público, aos advogados e ao corpo de assessores e servidores pelas valorosas contribuições dadas durante a sua administração como presidente. “Agradeço as generosas saudações de todos. Para mim, este é um momento de grande emoção e, mais que uma despedida, tem o sentido de reflexão”, disse Gilmar.

Já Luiz Fux, ao falar sobre o convívio e a atuação de Gilmar Mendes, ressaltou as qualidades do colega no exercício da vida pública. “Eu diria que uma grande marca de Vossa Excelência é, exatamente, defender, com muita bravura e valentia, as instituições a que pertenceu durante essa sua longa história na vida pública. Quero dizer do nosso orgulho de termos sido presididos por Vossa Excelência. Devo dizer que o senhor tem todas as características, e deve, assim, ser considerado por todos nós um grande brasileiro”, disse Fux.


Fale conosco