• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

PREVENÇÃO: Trecho alagado em 2014 da BR-364 será elevado pelo Dnit


Rondonoticias

Publicada em: 11/05/2018 11:56:34 - Atualizado

O projeto de elevação da estrada é de responsabilidade da empresa que administra a Hidrelétrica de Jirau.

PORTO VELHO: Após articulação entre Estado e União, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) aprovou o projeto de elevação da BR-364, nos trechos críticos afetados pela cheia de 2014, quando o Rio Madeira, em Porto Velho, marcou a maior cota da história.

O projeto de elevação da estrada é de responsabilidade da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) – empresa que administra a Hidrelétrica de Jirau. O Dnit autorizou o alteamento de 13,15 quilômetros, em até 50 centímetros, neste primeiro momento. A proposta é que aja um novo aumento mais a frente.

A informação, divulgada pelo Palácio Rio Branco, lembra ainda que em 2014, o Acre viveu uma situação atípica de isolamento, devido à enchente do Rio Madeira que afetou a trafegabilidade da BR-364 – principal via de abastecimento do estado. Desde esse período, o governo segue monitorando a região.

Na semana passada, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) , Marcelo Thomé, destacou como maior relevância para Rondônia, Acre e Amazonas, a elevação do trecho da BR-364, para evitar alagamentos durante o inverno; e o reasfaltamento da BR-319 (Porto Velho-Manaus).


CHEIA HISTÓRICA

Em 2014, o nível do rio Rio Madeira, em Porto Velho, registrou 19,56 metros, isolando o estado do Acre, e os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Na época o governo de Rondônia decretou estado de emergência por conta da enchente nos rios de Rondônia, que deixou o Estado isolado por mais de 30 dias. A cheia histórica do Rio Madeira cobriu na época a estrada em vários pontos. Em alguns deles, a água chegou a 80 centímetros acima do asfalto.

A BR-364 é a única ligação rodoviária que o Acre tem com as demais regiões do País. Todo o abastecimento relacionado à alimentação, combustível e insumos para a incipiente agricultura e indústria ocorre pela rodovia federal.


Fale conosco