• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Arábia Saudita ameaça desenvolver arsenal nuclear próprio, EUA retira acordo de 2015

Os Estados Unidos anunciaram na terça (8) que se retiram do acordo assinado em 2015


Notícias ao Minuto

Publicada em: 09/05/2018 15:48:56 - Atualizado

A Arábia Saudita vai desenvolver o seu próprio arsenal nuclear caso o Irã decida obter este tipo de armamento, preveniu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Adel al-Jubeir, nesta quarta-feira (9).

Interrogado pela cadeia televisiva CNN sobre a eventualidade de Riade "construir a sua própria bomba" caso Teerão utilize a retirada norte-americana do acordo para retomar o seu programa nuclear, al-Jubeir declarou: "Caso o Irã se dote de uma capacidade nuclear, faremos o possível para fazer o mesmo".

Os Estados Unidos anunciaram na terça (8) que se retiram do acordo assinado em 2015 entre o Irã e o Grupo 5+1, constituído pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha.

Os outros signatários do pacto criticaram a medida e os Estados europeus asseguraram que se mantêm no acordo, que permitiu o levantamento gradual das sanções econômicas em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis. Com informações da Lusa.


Fale conosco