RONDONOTICIAS quinta-feira, 20 de junho de 2019 - Criado em 11/10/2001

Presidente do Gabão sofre tentativa de golpe militar nesta segunda-feira

Família de Ali Bongo está no poder há 50 anos.


POR ANSA

07/01/2019 09:42:11 - Atualizado

MUNDO - Um grupo de militares tentou tomar o poder nesta segunda-feira (7), no Gabão, com um golpe contra o líder Ali Bongo Ondimba, cuja família governa o país há 50 anos. Os membros do Exército disseram que tentaram "restaurar a democracia" no país da África Ocidental.

Porém, um porta-voz do governo, Guy-Bertrand Mapangou, anunciou que o golpe foi impedido e que quatro militares envolvidos na tentativa de derrubada foram presos. "A situação está sob controle", anunciou.

A tentativa de golpe militar tinha sido divulgada pela emissora pública de rádio e televisão, com um pronunciamento do tenente Obiang Ondo Kelly, comandante da Guarda Republicana e presidente do Movimento Patriótico.

O grupo de militares invadiu a sede da emissora para anunciar a tomada de governo. Testemunhas e fontes locais relataram que um toque de recolher foi imposto na capital, Libreville, e tanques militares e veículos armados patrulharam a cidade. A internet foi cortada.

A União Africana "condenou fortemente" a tentativa de golpe.

O presidente Ali Bongo, no poder desde 2009, está fora do país desde outubro. Há relatos de que ele sofreu um derrame.

Recentemente, Bongo se dirigiu a seus compatriotas em uma mensagem de Ano Novo filmada no Marrocos, onde ele recebeu tratamento médico.

Bongo tomou posse como presidente para seu segundo mandato de sete anos em 2016, após uma disputada eleição que foi seguida por violentos protestos. (ANSA)


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.