• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Talibã ataca base do Exército e mata 26 pessoas

Ataque aconteceu no dia em que conversas de paz começam em Moscou


Notícias ao Minuto

Publicada em: 05/02/2019 17:12:55 - Atualizado


Talibã já matou 26 pessoas em um ataque a uma base do exército no Afeganistão, nesta terça-feira (5), no dia em que iniciou negociações de paz com líderes da oposição em Moscou. O grupo insurgente, que matou mais 21 pessoas nessa segunda-feira (4), descreveu as negociações com os EUA no Qatar no mês passado como um sucesso, de acordo com a agência de notícias Interfax. O general dos EUA, Joseph Votel, disse que as discussões ainda estão em nível "muito, muito cedo".

O Talibã invadiu a base do exército na periferia da cidade de Kunduz na madrugada de hoje, disse o chefe do conselho provincial, Mohammad Yusouf Ayubi. Entre os mortos, estavam pelo menos 23 soldados e três membros da polícia local. Outras 21 pessoas foram mortas, incluindo 11 policiais, em dois ataques ontem.

A primeira aconteceu quando militantes invadiram um posto de controle no distrito de Baghlani Markazi, no nordeste do país, provocando um tiroteio que durou quase duas horas, afirmou o chefe do conselho provincial, Safder Mohsini.

De acordo com informações da SkyNews, Talibã também alvejou uma milícia pró-governo em uma vila no norte da província de Samangan, matando dez pessoas, incluindo uma mulher, declarou um porta-voz local.

Os últimos discursos, no President Hotel, em Moscou, devem durar dois dias. Representantes do Talibã vão negociar com o ex-presidente Hamid Karzai, líderes da oposição e líderes tribais, mas não o governo afegão.

O Talibã se recusou a se envolver com o governo do presidente Ashraf Ghani, descrevendo-o como um fantoche dos EUA. Mas o general Votel, que é chefe do comando central dos EUA, disse em uma audiência no Senado: "Nós reconhecemos claramente que eles (o governo afegão) têm que ser parte desta solução e devem estar nos aspectos de negociação disso - nós podemos não faça isso em seu nome. "

Na semana passada, os EUA e o Talibã chegaram a "acordos em princípio" sobre um acordo de paz - inflamando as esperanças de acabar com mais de 17 anos de guerra no Afeganistão.


Fale conosco