• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Parlamento aprova fim do horário de verão na Europa

Medida entrará em vigor apenas no ano de 2021


Notícias ao Minuto

Publicada em: 27/03/2019 15:14:53 - Atualizado


O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira (26), em Estrasburgo, o fim do horário de verão a partir de 2021. Desta forma, no próximo domingo (31), os relógios da Europa ainda devem ser adiantados em uma hora. A medida, que segue uma recomendação da Comissão de Transportes do órgão, obteve 410 votos favoráveis a abolição do horário, 192 contrários e 51 abstenções. O texto aprovado defende que as datas indicadas na proposta da Comissão Europeia para a abolição do acerto sazonal dos relógios são prematuras.

O documento ainda ressalta que os Estados-membros devem "dispor de tempo e da possibilidade de realizarem as suas próprias consultas públicas e avaliações de impacto, a fim de compreender melhor as implicações da abolição das mudanças de hora em todas as regiões".

Além disso, é especificado que uma última mudança obrigatória para o horário de verão deve acontecer no último domingo de março de 2021. Já os países europeus que preferirem manter o horário de inverno devem mover seus relógios no último domingo de outubro de 2021. Segundo a medida, depois dessa data, a mudança deixaria de ser possível. Os deputados também exigem que os países da UE e a Comissão coordenem as suas decisões para garantir que a aplicação da hora de verão em alguns países e a hora normal em outros países não perturbe o mercado interno. Por isso, a resolução estabelece que a Comissão poderá apresentar uma proposta legislativa para adiar a data da aplicação da diretiva até 12 meses, no máximo, se considerar que as disposições previstas poderiam afetar de forma significativa e permanente o bom funcionamento do mercado.


Fale conosco