• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

EUA: Falha técnica provoca atrasos em voos

Problema afetou quase 1,8 mil voos domésticos e internacionais; segundo agência de aviação, pane já foi resolvida.


globo.com

Publicada em: 01/04/2019 11:25:37 - Atualizado

EUA - Uma falha técnica afetou voos de diversas companhias aéreas nesta segunda-feira (1º) e causou atrasos nas decolagens nos Estados Unidos. Segundo a serviço de rastreamento de voos FlightAware, 1.798 voos domésticos e internacionais estavam atrasados.

O problema afetou aéreas como Delta Airlines, Southwest Airlines, Jetblue e American Airlines. Houve atrasos nos aeroportos de Chicago, Nova York, Boston, Atlanta, Miami e Detroit.

Um fornecedor de várias operadoras que gerenciam dados de planejamento de voo sofreu uma queda no serviço, disse Dan Landson, da Southwest Airlines. A empresa emitiu uma ordem para manter os voos em terra por cerca de 40 minutos no leste dos Estados Unidos.

Problema resolvido

Segundo a Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), o problema técnico foi resolvido, em mensagem publicada pelo Twitter por volta das 9h30 (horário de Brasília).

"O serviço voltou a funcionar minutos atrás e os atrasos devem ser mínimos", informou à "CNN" o porta-voz da FAA, Greg Martin.

A agência recomendou que os viajantes entrassem em contato diretamente com suas companhias aéreas para receber informações sobre voos.

A Southwest Airlines estimou que o incidente causaria alguns atrasos e recomendou que os passageiros verificassem seu site para receber informações atualizadas sobre os voos.

A Delta disse que alguns de seus voos foram afetados, segundo a AP.

Software para planos de voo

Segundo Martin disse à "CNN", o fornecedor terceirizado que apresentou a falha atua com um software que dá informações sobre peso e balanceamento usadas pelas companhias aéreas para determinar planos de voo e fazer cálculos de combustível, entre outras funções.


Fale conosco