• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Governo anuncia pagamento de retroativo à servidores


Assessoria

Publicada em: 08/11/2019 09:30:01 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Em reunião na Casa Civil nessa quinta-feira (07), O Governo de Rondônia anunciou que o pagamento das progressões dos professores e técnicos administrativos acontecerá no mês de novembro, atendendo assim, a reivindicação do Sintero.

O Sintero esteve representado pela presidente Lionilda Simão, a secretária-Geral DioneidaCastoldi e o advogado Adércio Dias. A administração estadual estava representada pelo secretário Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves e pelo secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda, acompanhados por técnicos da Soma (Mesa de Gestão da Casa Civil).

Na última reunião com os representantes do governo, no dia 21/10, o Sintero pediu agilidade, principalmente no impacto financeiro dos valores dos técnicos administrativos que sofrem com a grande defasagem salarial. Para a satisfação de toda a categoria, o governo pagará o retroativo das progressões todos os trabalhadores em educação.

Na oportunidade, a Direção do Sintero mencionou novamente sobre os erros na metodologia dos cálculos das progressões. Baseado no Parecer Técnico elaborado pela assessoria jurídica do sindicato constatou-se que há anos, o Governo de Rondônia não tem seguido o Art.75 da Lei Complementar nº 680/2012, que prevê o intervalo de 2% entre uma e outra referência, ocasionando um prejuízo salarial aos trabalhadores em educação.

A Direção do Sintero destacou ainda que o Parecer Técnico foi entregue na última reunião com Casa Civil, no dia 16/11, com intuito de resolver a situação administrativamente. Mas, como não houve respostas, o Sintero entrou com o Mandado Judicial.

O Governo declarou que tem analisado o documento apresentado pelo Sintero, porém neste ano não será possível atender à reivindicação, devido à falta de orçamento. No entanto, argumentou que o diálogo está aberto para que a questão seja revolvida no próximo ano, com o novo teto salarial.

Em relação às licenças prêmio, o governo reiterou o compromisso em enviar as listas dos servidores beneficiados todo o dia 20 de cada mês para que o Sintero possa fazer a divulgação, garantindo a transparência no processo.


Fale conosco