• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Polícia Federal indicia Lula por repasses da Odebrecht a instituto

Ex-presidente é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Palocci, Okamotto e Marcelo Odebrecht também são acusados


Veja

Publicada em: 26/12/2019 12:48:36 - Atualizado

BRASIL - A Polícia Federal concluiu um inquérito da Operação Lava Jato na segunda-feira, 23, e indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo recebimento de 4 milhões de reais em doações da Odebrecht ao Instituto Lula. Além do petista, foram indiciados pelos mesmos crimes o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci e o presidente do instituto, Paulo Okamotto. Ao empreiteiro Marcelo Odebrecht foram atribuídos os crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Após o indiciamento com a conclusão das investigações, os autos são submetidos ao Ministério Público Federal (MPF), ao qual cabe apresentar ou não uma denúncia à Justiça. Se a acusação for feita, caberá ao juiz avaliar se as acusações reúnem indícios de autoria e materialidade dos crimes e decidir abrir ou não uma ação penal.

Segundo o relatório do inquérito que investigou Lula, assinado pelo delegado da PF Dante Pegoraro Lemos, o dinheiro ao Instituto Lula saiu da chamada “Planilha Italiano”, espécie de conta-corrente de propinas que a Odebrecht mantinha com Palocci. O codinome do ex-ministro no setor de propinas da empreiteira era Italiano. Os 4 milhões de reais são, conforme a polícia, dinheiro de propina disfarçado como doações ao instituto.


Fale conosco