• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Tumulto no funeral de Qassem Soleimani deixa ao menos 50 mortos no Irã

Cerimônia de despedida do militar ocorre em Kerman, no sudeste do país, nesta terça-feira


AFP e Reuters

Publicada em: 07/01/2020 11:56:45 - Atualizado

Pelo menos 50 pessoas morreram, e cerca de 210 ficaram feridas, em um tumulto registrado nesta terça-feira (7) em Kerman, ao sudeste do Irã, durante o funeral do general Qassem Soleimani. A informação foi confirmada à TV estatal do país pelo chefe do Serviço Nacional de Urgências iraniano, Pir Hossein Koulivand.

O centro de Kerman, cidade natal do oficial, foi invadido por uma maré humana semelhante à que varreu no domingo e na segunda-feira Teerã e outras cidades por onde os caixões do general e de seus companheiros de armas passaram.

Irã pede explicações ao governo brasileiro sobre nota de apoio aos Estados UnidosIrã pede explicações ao governo brasileiro sobre nota de apoio aos Estados Unidos

"Nunca ameace a nação iraniana", adverte presidente"Nunca ameace a nação iraniana", adverte presidente

Devido à mortes desta terça, o enterro do general — previsto para ocorrer durante a tarde — foi adiado, segundo a agência ISNA. A nova data não foi informada.

Chefe da Força Al-Quds, uma unidade de elite encarregada das operações externas da Guarda Revolucionária, Soleimani era o arquiteto da estratégia do Irã no Oriente Médio. Ele foi morto em um ataque de drone americano em frente ao aeroporto de Bagdá, no Iraque, na última sexta-feira.

 Saiba quem era o general Qassem Soleimani

Elevado postumamente ao posto de general de corpo do Exército, patente inutilizada há anos no Irã, o oficial é amplamente considerado em seu país como um herói pela luta travada contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. Aos olhos dos iranianos, isso permitiu que sua nação multiétnica evitasse a desintegração ocorrida no Iraque, na Síria, ou no Afeganistão.

Tensão no Oriente

Desde a morte de Soleimani, a comunidade internacional teme uma nova grande explosão no Oriente Médio. Enquanto os principais líderes civis, religiosos e militares iranianos se revezam para anunciar uma terrível vingança, os pedidos de "desescalada" aumentam em todo mundo.

Nesse clima hipertensivo, após meses de pressão entre Washington e Teerã, em um cenário de escalada militar no Golfo e tensões em torno da questão nuclear iraniana, os Estados Unidos criaram confusão na segunda-feira (6) ao transmitir por engano às autoridades iraquianas uma carta anunciando os preparativos para a retirada de seus soldados do país. 

A carta se referia a uma votação realizada no domingo no parlamento do Iraque. Nela, exigia-se do governo que expulsasse as tropas estrangeiras, depois do ataque que matou o general Soleimani. Em entrevista coletiva, o secretário americano da Defesa, Mark Esper, garantiu que "nenhuma decisão foi tomada para deixar o Iraque. Ponto".

 


Fale conosco