RONDONOTICIAS quinta-feira, 2 de julho de 2020 - Criado em 11/10/2001

Ministro da Economia da Argentina pede que G20 garanta liquidez global


Agência Brasil

Publicada em: 23/03/2020 14:18:48 - Atualizado


O ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, disse nesta segunda-feira aos líderes do G20 que eles precisam agir decisivamente para "evitar um colapso social" à medida que o surto de coronavírus se espalha, incentivando os países desenvolvidos a estender linhas de swap em tentativa de garantir liquidez global.

Martín Guzmán, que conversou com outros líderes em um telefonema do G20 sobre a epidemia, disse em comunicado que os países devem usar a "caixa de ferramentas" inteira das políticas econômicas, incluindo a extensão de swaps bilaterais para ajudar os países mais necessitados .

"É de extrema importância que aprofundemos os esforços de coordenação e cooperação globais o máximo possível, a fim de preservar a estabilidade social global", disse Guzmán.

Guzmán também pediu medidas domésticas que vão desde transferências em dinheiro e subsídios para os setores afetados à prorrogação do seguro-desemprego, de acordo com um comunicado.

O surto de coronavírus pega a Argentina, uma das principais produtoras mundiais de grãos, em crise, no momento em que tenta elaborar um plano para pagar suas dívidas ao Fundo Monetário Internacional e combater a inflação e a pobreza domésticas.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br