• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

EUA acusam China de realizar ciberataque para roubar pesquisas sobre coronavírus

Cientista trabalha em laboratório no Departamento de Ciências Forenses em Washington...


CNN

Publicada em: 25/04/2020 10:22:14 - Atualizado

Os Estados Unidos acusam a China de tentar roubar pesquisas sobre o novo coronavírus, enquanto altos funcionários do governo Donald Trump afirmam que identificaram uma onda crescente de ciberataques a agências governamentais e instituições médicas norte-americanas.

Segundo os funcionários, diversos hospitais, laboratórios de pesquisa, prestadores de serviços de saúde e companhias farmacêuticas foram atingidos. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos - que supervisiona a ação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA - tem sido alvo de uma onda de ataques diários, informou uma fonte do governo com conhecimento sobre o assunto.

“É seguro dizer que há apenas dois lugares no mundo que poderiam atingir [o Departamento de Saúde e Serviços Humanos] do jeito que aconteceu”, afirmou um funcionário à CNN.

Tamanho e extensão das ações

Os primeiros nomes apontados como culpados pelos ciberataques foram a Rússia e a China, segundo a fonte, por causa do tamanho e da extensão das ações. 

Após certa hesitação dos EUA em atribuir responsabilidade aos ciberataques a países específicos - seja por motivos políticos ou falta de certeza sobre as informações -, membros do setor de Segurança Nacional decidiram apontar apenas Pequim como autor dos ataques. O Departamento de Justiça disse que está preocupado com os ataques realizados por hackers chineses, que tiveram como alvo hospitais e laboratórios dos EUA, para roubar pesquisas relacionadas à COVID-19.

"É certamente a conclusão lógica de tudo o que eu disse", disse John Demers, chefe da Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça, quando perguntado especificamente sobre as ações da China durante uma discussão online na quinta-feira sobre espionagem chinesa organizada pelo Strategic News Service. "Estamos muito sintonizados com o aumento de invasões cibernéticas em centros médicos, centros de pesquisa, universidades e qualquer pessoa que esteja pesquisando nessa área."

“Não há nada mais valioso hoje do que estudos médicos sobre vacinas e tratamentos para o novo coronavírus”, continuou Demers. “É de grande importância, não apenas pelo valor comercial, e qualquer país, empresa ou laboratório de pesquisa que desenvolva a vacina primeiro e possa produzi-la, terá uma história de sucesso geopolítico significativo."

CNN solicitou à embaixada chinesa em Washington comentários sobre as acusações, mas não obteve resposta.

Os EUA registram mais de 890,5 mil casos de COVID-19, incluindo ao menos 51 mil mortes, de acordo com dados da Universidade de Medicina Johns Hopkins.


Fale conosco