• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Número de mortos na Indonésia após terremoto chega a 73

Há ao menos 826 pessoas feridas, sendo 253 em estado grave. Também 27.850 pessoas tiveram de deixar as casas


EFE

Publicada em: 17/01/2021 11:56:26 - Atualizado


MUNDO: Pelo menos 73 pessoas morreram, de acordo com a última contagem oficial publicada neste domingo (17), em consequência do terremoto de magnitude 6,2 na escala Richter, que atingiu a ilha de Sulawesi, no centro da Indonésia, na última sexta-feira (15).

De acordo com as autoridades locais, pelo menos 826 pessoas ficaram feridas, das quais 253 estão internadas em estado grave em três hospitais da região. Além disso, 27.850 pessoas foram deslocadas para 15 abrigos autorizados.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio) disse que, desde o forte terremoto, ocorreram outros 28 tremores secundários e alertou para o perigo de novos movimentos sísmicos.

As equipes de emergência não informaram em nenhum momento sobre possíveis desaparecimentos, embora tenham realizado uma grande operação de busca e resgate entre as ruínas de centenas de edifícios, que está sendo dificultada pelas fortes chuvas e a falta de maquinaria pesada.

Equipes de resgate suspeitam que várias pessoas ainda estão presas nos escombros, especialmente em um hospital que desabou com doentes e familiares dentro da cidade de Mamuju, onde a maioria das mortes ocorreu.

O terremoto, ocorrido na madrugada da última sexta, surpreendeu os moradores que dormiam no momento e causou grandes estragos em uma dezena de cidades da região.

A operação de emergência conseguiu restaurar a energia elétrica e as comunicações em parte da região, além de desobstruir estradas bloqueadas por deslizamentos.


Fale conosco