• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Papamóvel assusta cavalo e derruba policial no último dia de visita ao Chile


OGlobo

Publicada em: 19/01/2018 09:45:52 - Atualizado

MUNDO- No último dia da visita ao Chile, nesta quinta-feira, o Papa Francisco se envolveu num incidente inusitado. Enquanto acenava para os fiéis após uma missa na província de Iquique, o papamóvel assustou um cavalo, derrubando a policial que o montava.

Imediatamente, Francisco desceu do veículo e foi prestar socorro à oficial. A comitiva aguardou por cerca de dez minutos até a chegada da ambulância. Segundo autoridades chilenas, a policial não sofreu ferimentos graves.

Mais cedo, durante a viagem entre Santiago e Iquique, Francisco celebrou o casamento de um casal de comissários de bordo. Paula Podest e Carlos Ciuffardi já eram casados no civil e contaram ao Papa que a cerimônia religiosa não pôde acontecer por causa do terremoto que atingiu o país em 2010. Então, resolveram pedir a benção para a união, mas Francisco ofereceu a celebração do casamento, o primeiro realizado por um Papa num avião.

Ainda na quinta-feira, Francisco desembarcou no Peru para uma visita de três dias, onde tratará de questões ambientais e do respeito aos povos indígenas. O Pontífice foi recebido no aeroporto de Lima pelo presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, que se envolveu em polêmica no fim do ano passado ao conceder indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori.

Do aeroporto, o Santo Padre seguiu para a Nunciatura Apostólica, onde dormirá durante a visita ao país. Na chegada, fez uma breve saudação à multidão que o aguardava e rezou uma Ave Maria.

— Rezem por mim, não se esqueçam — brincou o Papa, agradecendo a todos os presentes.

A polícia deteve por alguns momentos uma jovem com um cartaz com a frase "O Papa encobre pedófilos", e um grupo de dez mulheres, duas com os seios à mostra, protestaram diante da Catedral de Lima contra a visita.

Nesta sexta-feira, Francisco embarca para Puerto Maldonado, na Amazônia, onde se encontrará com povos indígenas. No sábado irá para a cidade de Trujillo, ao norte, que há um ano sofreu inundações causadas pelo fenômeno El Niño Costeiro, que deixaram 162 mortos e quase 300.000 pessoas prejudicadas.

No domingo, ele encerrará sua visita ao Peru com uma missa em uma base aérea de Lima, depois de um encontro com 5.000 sacerdotes e freiras na Catedral, onde também serão honradas as relíquias de quatro santos peruanos. Também receberá o técnico da seleção peruana, o também argentino Ricardo Gareca, que conseguiu a façanha de classificar a equipe ao Mundial da Rússia neste ano, feito que o time não alcançava desde 1982.





Fale conosco