• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Rússia usará Copa do Mundo para fortalecer imagem como Hitler usou Olimpíada


Reuters

Publicada em: 21/03/2018 15:43:39 - Atualizado

MUNDO- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tentará fortalecer a imagem de seu país sediando a Copa do Mundo, de forma semelhante à de Adolf Hitler quando sediou a Olimpíada de 1936 na Alemanha nazista, disse o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, nesta quarta-feira.

A Rússia sediará o Mundial de futebol durante o verão europeu, e o parlamentar opositor britânico Ian Austin disse que Putin o aproveitará para melhorar a imagem da nação, comparando o gesto com a ocasião em que a Alemanha de Hitler sediou os Jogos Olímpicos.

Falando aos parlamentares, Johnson disse concordar com essa avaliação.

“Sua caracterização do que acontecerá em Moscou na Copa do Mundo, em todos os locais dos jogos – sim, acho que a comparação com 1936 certamente está correta”, respondeu.

Johnson estava sendo questionado a respeito do envenenamento químico do ex-agente duplo russo Sergei Skripal na cidade inglesa de Salisbury neste mês. O Reino Unido culpou a Rússia pelo ataque e expulsou 23 de seus diplomatas, mas Moscou nega envolvimento.

Londres também disse que não enviará ministros ou membros da família real em delegações à Copa do Mundo, mas Johnson disse que seria injusto com os jogadores se a própria seleção inglesa se ausentasse.

Mesmo assim ele demonstrou preocupação com a segurança dos torcedores ingleses e com a capacidade da embaixada britânica e dos serviços consulares de protegê-los – atritos entre torcedores ingleses e russos assombraram a Eurocopa de 2016 na França.


Fale conosco