• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Opositores eleitos na Venezuela se negam a prestar juramento diante de chavistas


G1

Publicada em: 18/10/2017 17:36:37 - Atualizado

MUNDO- A oposição venezuelana anunciou nesta quarta-feira (18) que seus governadores eleitos no último pleito estadual não prestarão juramento ante a Assembleia Constituinte do país, que é composta apenas por chavistas.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD) destacou que o governo ameaçou destituir os governadores da oposição se eles não se subordinassem à Constituinte.

"Diante da chantagem da fraudulenta Constituinte, [a MUD] reitera ante o povo da Venezuela e à comunidade internacional que os governadores eleitos só se submeterão ao mandato estabelecido na Constituição e nas leis", diz o comunicado da coalizão. "Por tanto, prestarão juramento diante de Deus e dos conselhos legislativos respectivos e não diante da fraudulenta Assembleia Constituinte".

Nas eleições do último domingo, realizadas após vários meses de protestos contra o governo de Nicolás Maduro que deixaram 125 mortos, o chavismo venceu em 17 dos 23 estados e oposição em 5 - o resultado de um estado ainda não foi definido.

Os resultados foram anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, acusado de atuar em favor do governo, e não foram reconhecidos pela MUD. Também foram questionados pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

Nesta terça, os 12 países da América que integram o chamado "Grupo de Lima" exigiram a realização urgente de uma "auditoria independente" de todo o processo eleitoral venezuelano.


Fale conosco