• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Paradeiro do corpo do ex-ditador Saddam Hussein é mistério no Iraque


OGlobo

Publicada em: 16/04/2018 09:26:39 - Atualizado

MUNDO- O mausoléu que abrigava a tumba de Saddam Hussein é agora um conjunto de ruínas e cimento. Um mistério cerca o paradeiro dos restos mortais do ex-ditador iraquiano. Em 30 de dezembro de 2006, o homem que liderou o Iraque durante um quarto de século foi enforcado.

A execução de Saddam Hussein foi celebrada por xiitas, mas representou uma humilhação para os sunitas. Na ocasião, o então presidente dos Estados Unidos George W. Bush autorizou que um helicóptero americano transportasse o corpo do ex-ditador de Bagdá até Tikrit. Mas o mausoléu do ex-líder foi reduzido a concreto armado e emaranhados de arame farpado, sem vestígios de seus restos mortais, em sua aldeia natal, Al-Awjah.

Em uma carta, pessoas próximas a Hussein se comprometeram a enterrá-lo na mesma noite da execução e "sem demora" em Auya. O iraquiano foi sepultado no mausoléu que mandou construir em vida, e o local se tornou lugar de culto aos partidários do ex-ditador.

Do local antes decorado e cultuado por estudantes e poetas ligados ao ex-líder, sobram ruínas cujo acesso é limitado aos portadores de autorização especial. Em torno do mausoléu, nada resta das tumbas dos filhos de Hussein, Udai e Qusaim, e de seu neto, mortos em julho de 2013 por forças americanas.

El Hashd, que tem a custódia do mausóleu, assegura que a construção foi destruída "pela aviação iraquiana, já que jihadistas do Estado Islâmico teriam chegado a Auya em 2014, colocaram franco-atiradores nos telhados e batalharam contra as forças iraquianas que tentavam expulsá-los do território.

Alto integrante da tribo dos Abu Nasser, a qual pertencia Hussein, Manaf Ali al-Nida não crê na versão de El Hashd. Para ele, a tumba do ex-ditador "foi aberta e logo dinamitada".

O cadáver de Saddam segue em Auya? Foi exumado antes da destruição do mausoléu? Quem o levou? E que sabe onde estão os restos do homem que tanto deu o que falar ao mundo? As versões circulam pelo Iraque, mas não mobilizam Bagdá. Adeptos de teorias alternativas acreditam que o homem enforcado há 12 anos eram um dublê.

El Hashd crê que o corpo segue no local, mesmo destruído. Um combatente relata que ouviu relatos de a filha de Hussein, Hala, ter viajado a Auya e levado o corpo do pai até a Jordânia, onde ela vive exilada. Um professor de universidade local, especialista na trajetória do ex-ditador e que não quis se identificar, destaca que Hala nunca voltou ao país.

"O corpo foi levado a um lugar secreto e ninguém sabe quem fez nem onde está. Talvez a família mais próxima, mas a família não diz nada", frisou o professor, segundo o qual a tumba do pai de Saddam Hussein, na entrada do povoado, foi dinamitada.








Fale conosco