• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

OPERAÇÃO TERREMOTO: Polícia Militar divulga balanço de ocorrências registradas

Após 15 dias de atuação chegou ao final a operação terremoto do 1 BPM.


Rondonoticias Texto: Sd César Fotos: Sd César

Publicada em: 16/05/2018 10:55:36 - Atualizado

PORTO VELHO, RONDÔNIA - Ontem (14/05) ocorreu o último dia da operação terremoto, realizada por 15 dias nas ruas circunscritas à área de atuação do Batalhão Rondon. Diariamente nas ruas da zona sul, norte e central da capital, nove (09) viaturas com quatro (04) policiais por guarnição realizaram um trabalho de saturação da criminalidade com abordagens e patrulhamentos que iniciavam as 18 horas e iam até à meia noite ou conforme a necessidade do serviço.

Conforme levantamentos estatísticos da criminalidade local, foi constatado e planejado os principais locais que necessitavam de um trabalho mais específico para reduzir os índices estatísticos do mapa da violência e aumentar a sensação de segurança para população.

No total foram realizadas abordagens em 699 pessoas, 114 veículos automotores, 315 motocicletas, 57 bicicletas e 01 ônibus, que resultaram na apreensão de 12 pessoas, 01 ocorrência de receptação de produto roubado, 03 recapturas de foragidos, 01 desobediência a ordem judicial e apoio à órgão de justiça. Todas essas ocorrências foram devidamente registradas em delegacias da Polícia Civil.

Paralelo ao trabalho efetivo, a operação terremoto atuou apoiando as viaturas da serviço ordinário e diminuiu o tempo de resposta aos chamados do CIOP -190. Além de diminuir a criminalidade nos bairros que estavam recebendo o patrulhamento, quando a população necessitou chamar viaturas pelo 190, teve sua ocorrência atendida com maior velocidade, demonstrando a eficiência e aumentando o nível de satisfação da comunidade atendida.

Concomitantemente a operação, a Força Tática realizou durante o período matutino o treinamento dos novos policiais militares recém formados no curso de formação 2017/2018 e no período noturno eles colocavam em prática os conhecimentos aprendidos. A vantagem do treinamento paralelo a atuação foi a mistura dos novos policiais com os experientes policiais da Força Tática, que já atuam há muitos anos na aérea e puderam passar seus conhecimentos para que os novos polícias possam trabalhar de maneira mais eficiente. Assim, o Comando do Batalhão conseguiu treinar ainda mais os policiais, que agora estão aptos a iniciarem os trabalhos nos diversos postos de trabalho na atividade fim, que é o atendimento da população.

O comando do Batalhão considerou toda a operação um sucesso, pois durante todos os dias os atendimentos a ocorrências diminuíram muito, o que pode parecer um paradoxo, mas reflete exatamente o trabalho essencial da Polícia Militar, que é a prevenção. Não ter ocorrência é justamente o resultado de um bom trabalho preventivo. Diante dos resultados, o comando já planeja novas operações e implementações para manter a população em segurança.


Fale conosco