• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Líderes de facção de Roraima são transferidos para presídio federal de Porto Velho

Transferidos para presídio federal ordenaram série de ataques incendiários em Roraima. Todos são de alta periculosidade


Publicada em: 20/09/2018 10:21:21 - Atualizado


PORTO VELHO: Mais sete detentos de alta periculosidade chegaram nessa quarta-feira, 19, ao presídio federal de segurança máxima em Rondônia. Em julho deste ano, eles ordenaram de dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo 12 ataques a ônibus, agências bancárias, delegacia e quartel da PM. Os sete líderes de facção criminosa transferidos para o presídio federal de Rondônia nessa quarta-feira (19) são os responsáveis por uma série de ataques incendiários em Roraima em julho deste ano, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Todos os transferidos, segundo a Sejuc, ocupavam a função mais alta na hierarquia do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Roraima.

A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) identificou que além dos ataques, eles, mesmo presos, ordenavam mortes fora do sistema, no chamado 'tribunal do crime'.

Foram transferidos: Erisvaldo Ribeiro Pinto, o Baroni, Sebastião dos Santos Sobral Filho, o Sobralzinho, Edmilson Gomes Ferrari, o Abraão, Jonenson Pereira de Oliveira, 'Sakuraba', Osvaldo Nogueira Filho, Poucas Ideias, Rogério Cardoso Silva, o 'Cabeção', e Diego Nogueira Xavier, o AK47.

Na época do ataques, todos os envolvidos estavam na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, e foi de lá que deram as ordens para que tivessem os atentados. O comandante da PM disse à época que tudo aconteceu um dia após ser feita uma revista na unidade e isso pode ter motivado os crimes.

A série de ataques incendiários foi nos dias 29 e 30 de julho, durante a madrugada, e ocorreram em Boa Vista, Caroebe, Caracaraí, Cantá e Iracema. Ao todo, foram 12 atentados, segundo a Dicap.

Os bandidos atacaram agências bancárias e prédios públicos – incluindo sedes de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), delegacia de Polícia Civil e um quartel da PM. Um caminhão de lixo foi incendiado.

Após identificar como se deram os ataques, a Dicap produziu relatórios, encaminhou à Justiça e os detentos tiveram de cumprir Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

"Inicialmente a Justiça determinou a aplicação de RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) a todos, e posteriormente foi aceito a inclusão destes no Sistema Penitenciário Federal. As solicitações feitas pela Sejuc foram aceitos pelo Juiz corregedor Federal da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), para onde inicialmente os presos irão", informou a Sejuc. Os sete estão entre os detentos que foram transferidos de Monte Cristo para a Cadeia Pública de Boa Vista no dia 9 de agosto, quando deram início ao cumprimento do RDD.

A transferência para o presídio federal de segurança máxima foi feita na tarde desta quarta.

Por volta de 13h30 os sete detentos foram levados em vans do sistema prisional para a Ala 7, antiga Base Aérea de Boa Vista, na zona Norte da capital roraimense, e de lá embarcaram. Uma equipe do Departamento Penitenciário Nacional acompanhou a transferência dos detentos, informou o adjunto.

De acordo com a Sejuc, outras transferências podem ocorrer, "principalmente pelo fato que algumas dessas lideranças têm impedido alguns presos de saírem para as audiências na Justiça com o único objetivo de causar instabilidade no sistema penitenciário".


Fale conosco