• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Secretário Nacional abre nesta segunda-feira o Investe Turismo em RO

Porto Velho e Guarajá-Mirim serão contempladas com ações para o desenvolvimento turístico do estado


Rondonoticias

Publicada em: 21/10/2019 07:54:57 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae-RO, a Embratur e o Governo de Rondônia, realiza nesta segunda-feira (21), em Porto Velho, o 22º seminário itinerante do Programa Investe Turismo. O evento será aberto pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, as 8 horas no Teatro Guaporé, situado na rua Tabajara, 148, bairro Olaria.

A iniciativa visa reunir atores públicos e privados envolvidos nos projetos de gestão integrada e qualificação da rota “Porto Velho e Guarajá-Mirim”, identificando oportunidades de negócios, políticas públicas e outras ferramentas oferecidas pelo programa para potencializar o desenvolvimento da atividade turística local.

Em Rondônia, dois municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim, foram selecionados pelo Programa Investe Turismo e, com isso, estarão aptos a receber recursos do Ministério do Turismo (Mintur).

Ações

As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho, que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras.

“Participamos do Seminário Investe Turismo realizado em Manaus e, lá, abordamos o ministro do Turismo e solicitamos que Rondônia também fizesse parte da programação, uma vez que temos dois municípios selecionados pelo Programa. O ministro Álvaro Antônio concordou com nossa reivindicação, o que vai se materializar na próxima segunda feira no Teatro Guaporé”, conta o superintendente da Setur, Gilvan Pereira.

O programa é baseado em quatro eixos primordiais: fortalecimento da governança, melhoria e qualificação dos serviços turísticos, promoção do destino e atração de investimentos.

O Sebrae em Rondônia será o gestor do projeto em nível estadual, contando com o governo de Rondônia, e com a principal parceria da Setur.

Entre os objetivos estão a criação de uma rota turística para operação pelos atores do turismo, além de qualificação de empresas, sejam Microempreendedores Individuais, Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


Com informações da Secom RO




Fale conosco