• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Ex-prefeito de Ariquemes Lorival Amorim é condenado por improbidade

Segundo o MP/RO, ex-prefeito promoveu a prática de nepotismo nomeando a sobrinha Soraya Porto Amorim como assessora especial


Publicada em: 25/11/2019 10:54:58 - Atualizado

ARIQUEMES RO - A Justiça de Rondônia condenou o ex-prefeito de Ariquemes Lorival Ribeiro Amorim (foto), atualmente proprietário da empresa pescados do Vale, em ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público (MP/RO). Além dele, a juíza de Doreito Deisy Cristhian Lorena de Oliveira Ferraz, da 1ª Vara Cível daquele município, também sentenciou Jonas Torquato de Almeida Neto.

As sanções imputadas a ambos foram as de pagamento de multas cíveis: Amorim terá de desembolsar R$ 12 mil; Jonas, por outro lado, apenas R$ 5 mil. Cabe recurso.

Segundo o MP/RO, Lorival, na época em que era prefeito de Ariquemes, promoveu a prática de nepotismo no Poder Executivo municipal durante seu mandato, "visto que contratou Jonas, o qual matinha união estável com Soraya Porto Amorim, sua sobrinha, para exercer o cargo comissionado de Assessor Especial".

Com isso, ainda de acordo com a acusação, o então gestor municipal infringiu os princípios da Administração Pública, quais sejam, "legalidade, impessoalidade, moralidade, razoabilidade, isonomia e eficiência".

O MP/RO ressaltou que Jonas foi nomeado para cargo comissionado na estrutura da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), mas, na verdade, desempenhava função meramente administrativa, típica de servidor efetivo, acompanhando a execução de projeto de ressocialização de apenados (limpeza, conservação e manutenção de prédios e equipamentos públicos).

Essa função "nada tem a ver com direção, chefa e assessoramento".

A acusação indica também que a nomeação e designação de Jonas para atuar na estrutura da SEMA passou diretamente pelo Gabinete do prefeito, "parente encarregado da nomeação".

" Assim, não há dúvida de que a impessoalidade foi rompida, porque o demandado Lorival tratou Jonas com privilégio em relação ao restante da população, ao premiá-lo com nomeação para o exercício de cargo em comissão pelo vínculo de parentesco que mantinha", asseverou a magistrada.

E concluiu:

"E também foi quebrada a impessoalidade à medida em que o demandado Lorival tratou como se fosse sua a coisa pública, direcionando o Município para alcance do seu interesse pessoal, ou seja, nomear seu “sobrinho” com a remuneração do cargo em comissão", finalizou.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA SENTENÇA ABAIXO:

Fonte: Rondônia Dinâmica


Fale conosco