• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Sindsef realiza XVII Congresso com mais de 200 delegados

Vice-presidente da entidade destacou a importância da união da categoria


Assessoria

Publicada em: 25/11/2019 11:08:27 - Atualizado

RONDÔNIA - O Congresso dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado de Rondônia – XVII Contrasef, reúne servidores das categorias que compõe a base do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO, no Hotel Minuano, localizado entre os municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici.

Com um apelo pela união da categoria, o XVII Congresso foi dado como aberto, na noite da última quarta-feira (20), pelo presidente do Sindsef/RO, Abson Praxedes, em cerimonia tomada por emoção e exibição de documentário em homenagem aos 30 anos da entidade.

“Esta entidade tem história de vida, de lutas e de conquistas nesses 30 anos”, comemorou Abson, ao reconhecer o importante papel de cada filiado que contribui para edificar o sindicato nesses 30 anos. Na oportunidade, ele agradeceu a participação de cada delegado. “Certamente um público qualificado para representar os servidores federais dos 52 municípios rondonienses nessa plenária”, afirmou.

O vice-presidente da entidade, Mário Jorge Souza de Oliveira, pioneiro do movimento sindical em Rondônia, também destacou a importância da união da categoria. “Enquanto estivermos unidos seremos fortes. O sindicato esta acima de nossas diferenças. Por meio dele, conquistamos muitas causas e vamos conquistar ainda mais. Viva nosso sindicato”, celebrou.

Ao fazer uma retrospectiva dos 30 anos, Mário elogiou o protagonismo e a coragem das mulheres que enfrentaram as represarias do Regime Militar em defesa de uma causa. “Corajosamente elas me esconderam na casa de uma professora em Pimenta Bueno, e no cinema da cidade, conseguimos fazer a reunião para instalar o núcleo da associação, que após 1988 vieram a se tornar o Sindsef e o Sintero”, relembrou Mário Jorge.

A cerimonia de abertura seguiu com apreciação do Regimento Interno do Congresso, aprovado por unanimidade e palestra sobre Educação empreendedora, ministrada pelo ex-presidente do Sindsef e atual superintendente do Sebrae, Daniel Pereira.

PROGRAMAÇÃO
Os debates continuam nesta quinta-feira, com a presença dos representantes do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos), José Silvestre e da CONDSEF (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Federal), Rogério Antônio Expedito, convidados pelo Sindsef/RO para abordar temas sobre o cenário sociopolítico e econômico nacional.

A importância do caminhar sindical no Congresso Nacional, também será tema abordado pelos palestrantes convidados Vera Lúcia Rodrigues e José de Anchieta, que possuem ampla experiência e atuação em assessoria parlamentar em Brasília e em especial, questões ligadas aos Ex-Territórios Federais. A programação desta quinta-feira encerra com a palestra sobre educação financeira, a ser ministrada pelo professor Ildo Mussoi, da Coordenação Municipal de Ji-Paraná.

Na sexta-feira, o Congresso continua com apresentações de teses, alterações estatutárias do Sindsef e eleição de representantes para Comissão de Ética.


Fale conosco