• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Sesau divulga resultado dos últimos exames dos casos suspeitos de coronavírus em Rondônia

Amostras colhidas do casal de Porto Velho foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Rondonoticias

Publicada em: 09/02/2020 08:13:10 - Atualizado

Laboratório de diagnóstico para coronavírus na Fiocruz. Foto: Josué Damacena (IOC/Fiocruz) 

PORTO VELHO RO - O resultado dos exames mais detalhados realizados no casal com suspeita de coronavírus em Porto Velho, foram divulgados nesse sábado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e apontam que as amostras colhidas do casal e analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ), apresentaram resultado positivo apenas para influenza B, ou seja, uma gripe comum. 

Durante toda a quarentena de suspeita, o casal foi acompanhados em casa pelas equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVs) e de acordo com o secretário estadual da saúde Fernando Máximo, a pasta seguiu todos os protocolos quando houve a suspeita, como determina o Ministério da Saúde. 

“O monitoramento foi realizado deste que foi revelada a suspeita, primamos pela prevenção, cuidado e zelo até saírem os últimos resultados do exames feito no casal”, assegurou.

Os dois pacientes fizeram os exames no último dia 31 de janeiro em Porto Velho. Sete dias depois, saiu o resultado negativo para rinovírus, influenza A, H1N1, H3N2 e vírus sincicial respiratório.

Fernando Máximo lembra que, para ser considerado um caso suspeito de coronavírus, o paciente tem que apresentar febre, tosse, falta de ar e ter contato com alguém que esteve na China recentemente, e que está apresentando os sintomas.

Ele reforça que em caso de suspeita, a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou UPA do seu município. Dúvidas também podem ser tiradas ligando no 0800 642 5398 do CIEVs.

LEIA MAIS: Casos de coronavírus são descartados em Rondônia, confirma secretário da saúde

 CORONAVÍRUS: Sesau orienta sobre prevenção e locais de atendimento à população de RO

Rondônia tem dois casos suspeitos de coronavírus, diz Secretaria de Saúde

China: número de mortes em decorrência do coronavírus ultrapassa 360


Fale conosco