• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Governo de RO recebe 120 mil doses para vacinação contra gripe

Idosos e profissionais de saúde têm até 15 de abril para receber a imunização...


Agência Radio

Publicada em: 07/04/2020 06:43:20 - Atualizado

A população do estado de Rondônia vai poder se vacinar contra o vírus Influenza, causador da gripe, até o próximo dia 15 de abril, último dia da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação. Idosos ee trabalhadores da saúde são o público-alvo da primeira etapa da campanha.  

Nesta primeira fase da campanha, o governo de Rondônia recebeu cerca 120 mil doses da vacina, que já foram distribuídas às cidades do estado, de acordo com cada demanda. Cada município possui autonomia para traçar a melhor estratégia de vacinação. 

E, no momento em que os brasileiros vivenciam uma pandemia do Covid-19, a prioridade das prefeituras de todo o estado é evitar ao máximo a formação de aglomerações, principalmente entre a população mais velha.  É o que explica Maria Arlete Baldes, gerente de Vigilância Epidemiológica de Rondônia. 

“Agora, por conta de evitar aglomerações, alguns municípios criaram novas salas de vacinação por conta, alguns municípios já usam a estratégia do agendamento, outros fazem horário estendido, atendendo no horário do almoço, ou indo mais até à noite, além das 17h", diz a superintendente.  

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe vai ocorrer em três fases e termina em 22 de maio. A meta do Governo de Rondônia é imunizar mais de 460 mil pessoas até o final da campanha. A Influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. 

A coordenadora nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, afirma que a vacina contra o Influenza é totalmente segura e não causa gripe. No entanto, ela recomenda que as pessoas que tiverem sintomas de gripe adiem a vacinação.

“A pessoa que está gripada, a orientação do programa nacional de imunizações é que ela espere passar os sintomas de síndrome gripal. Mas a vacina não tem o poder de causar doença, ela é feita de vírus inativado, vírus morto", ressalta. 

O Ministério da Saúde alerta que para evitar o contágio do Influenza além de vacinar, é recomendável seguir medidas simples como higienizar mãos e a manter hábitos saudáveis. 

Em caso de fila, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos. Para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.


Fale conosco