• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

VÍDEOS: Trecho que liga Rondônia e Acre alaga e desmorona devido a cheia no Rio Madeira


Rondonoticias/ RONDÔNIA DINÂMICA

Publicada em: 11/01/2018 14:23:18 - Atualizado

RONDÔNIA E ACRE - A enchente no rio Madeira eleva o nível das águas da lagoa formada pela barragem da Hidrelétrica de Jirau e ameaça alagar com desmoronamento o trecho da rodovia que liga Rondônia ao Acre.

Um vídeo gravado por um internauta mostra a lateral da estrada desmoronando devido a subida das águas. O trecho é onde era localizada Mutum-Paraná, uma vila que desapareceu depois da construção da usina.


O diretor do Dnit no Acre, Thiago Caetano, está preocupado com a situação. “A água quando eleva muito o nível e fica margeando a rodovia, ela acaba tirando a resistência do solo, do talude, dependendo, se já tinha um problema ou não, isso acaba sendo intensificado. Com certeza esse gradiente hidráulico no talude provocou esse desmoronamento. Mas acredito que a Superintendência do DNIT em Rondônia já esteja monitorando esta situação e tomará as medidas cabíveis para não permitir o avanço desta erosão.”

Nessa quarta-feira, 10, o nível do rio Madeira em Porto Velho atingiu os 19, 90 metros, mais de três metros acima da cota de alerta do manancial que é de 16, 68 m.

Atualização

A situação de erosão no km 876 da BR - 364, sentido decrescente, já está sendo controlada por ação integrada do DNIT e o Consórcio Jirau.

Há o monitoramento constante do nível das águas do Rio Madeira, com o controle de evasão do volume nas barragens a cargo do Consórcio Jirau.

As autoridades alegam que manterão todos informados de possíveis alterações.

A priori, de acordo com as informações dos envolvidos diretamente no reparo, o fluxo segue normal no trecho, sem bloqueios ou desvios.


Leia Mais: RISCO DE ENCHENTE: Nível do Rio Madeira e seus afluentes está acima do esperado










Fale conosco