• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Empossada nova titular da Semusa. É a 18ª troca no primeiro escalão de Chaves


Jocenir Santanna

Publicada em: 12/06/2018 09:52:39 - Atualizado

Porto Velho: Depois de diversas tentativas de melhorar o atendimento na área de saúde para a população de Porto Velho, buscando alternativas que justificasse a manutenção do amigo pessoal Orlando Ramires no comando da secretaria, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) finalmente enxergou que do jeito que estava não dava mais para continuar, e que a solução imediata, para começar a mudar a problemática chamada saúde pública municipal, seria a troca do secretário.

Nessa nessa segunda-feira, 11,saiu a exoneração definitiva de Ramires e hoje, 12, tomou posse a nova secretária. A opção pela mudança do secretário já havia sido observada por servidores da área, por vereadores da base, pela imprensa e até pelo chamado grupo de primeira linha de opinadores do governo Chaves, mas a decisão foi sendo protelada por mais de um mês pelo prefeito.

No mesmo ato de exoneração de Orlando Ramires, o prefeito Hildon nomeou a nova secretária, Eliana Pasini (de camiseta branca), que já assumiu nesta terça-feira,12, com a missão de organizar a pasta, colocar remédio nas prateleiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), melhorar o atendimento nas UBS e nas Unidades de Pronto Atendimento de Urgência (UPA), cobrar e fiscalizar os horários dos médicos e demais profissionais em toda a rede de atendimento pública municipal e organizar a pasta para a tão sonhada terceirização do setor.


Eliana Pasini é enfermeira, professora, conselheira estadual de saúde, representante do Cosems e foi secretária de Saúde do Município de Pimenta Bueno na gestão da ex-prefeita prefeita Inês Zanol.

Assim como Ramires, Eliana já possui experiência no comando de saúde municipal, embora isso tenha acontecido no início do século, numa cidade que tem menos de um sexto da população de Porto Velho. Os sistemas atuais são diferentes, a atual proposta da saúde complexa é diferente, a população de Porto Velho é extremamente carente de atendimento, os profissionais de saúde da capital estão acostumados em um ritmo mais lento e o prefeito está 500 dias atrasados na sua promessa de mudar a cara da saúde de Porto Velho.

O trabalho da nova secretária começou com uma reunião com o prefeito e apresentação para vereadores e demais líderes da secretaria. De cara fechada, o prefeito Hildon pediu esforço da secretária e de toda a equipe para mudar a realidade da saúde do município.

Para ter uma ideia de como está a caótica situação do setor mais questionado da administração municipal, a nova secretária precisará fazer um verdadeiro raio X detalhado de toda a pasta, sob pena, em não tendo esses dados reais em mãos, sucumbir.

Orlando Ramires deixa o cargo como um dos piores gestores da saúde municipal dos últimos tempos. A situação estava insustentável. Embora experiente no assunto, faltou pique ao secretário, que é médico, pois não conseguiu controlar as adversidades da pasta e se deixou ser engolido pela inércia administrativa. .

Isso causou um grande desgaste para a administração municipal de Porto Velho e para o prefeito Hildon Chaves, que tomou coragem e assinou o ato de exoneração de Orlando Ramires. Esta é a 18ª troca de secretário na gestão de Hildon Chaves em menos de um ano e meio.

Cotado para assumir a titularidade com a saída de Ramires, o do secretário adjunto Marcus Vinícius de Oliveira continua na função e será de fundamental importância para passar a realidade do setor para a nova comandante da saúde pública do município de Porto Velho.


Fotos: Secom/PMPV


Fale conosco