• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Depois de desaparecer nos escândalos do PT, Fátima Cleide volta pré-candidata ao Senado

Fátima precisará superar Valdir Raupp, Confúcio Moura, Expedito Junior, Jesualdo Pires, Aloísio Vidal e alguns outros que aparecerão nas convenções


Rondonotícias

Publicada em: 21/06/2018 15:59:07 - Atualizado

PORTO VELHO: A corrida eleitoral deste ano não é feita por cartomante, mas está prometendo o reaparecimento por três meses, de políticos que sumiram do mapa nos últimos quatro anos e até seis anos.

Uma dessas desaparecidas é a ex-senadora Fátima Cleide (PT), que da última vez em que foi falada pela mídia estava morando em Brasília, defendendo Lula e Dilma e agora volta ao cenário eleitoral como pré-candidata ao Senado.

Desde que disputou e perdeu as eleições à prefeitura de Porto Velho em 2012 para Mauro Nazif, Cleide desapareceu. Viu sucumbir o governo do correligionário e até então amigo prefeito Roberto Sobrinho, não participou das eleições estaduais de 2014 e simplesmente ignorou a suicida campanha do ex-Padre Ton ao governo do estado naquele ano. Não deu as caras em 2016 para ajudar Roberto Sobrinho que tentava voltar à prefeitura depois dos escândalos do seu governo anterior, assim como se absteve de tentar ajudar os companheiros a conseguirem pelo menos uma cadeira na Câmara de Vereadores.

A pré-candidatura de Fátima Cleide ainda é modesta, longe do barulho petista na era Lula, quando se elegeu pela única vez, porém seu nome já aparece nas primeiras pesquisas como opção ao Senado. A diretoria do Partido dos Trabalhadores (PT), que é comandada pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro, que deverá buscar a reeleição, ainda não anunciou nenhuma lista de pré-candidatos, o que deve acontecer mais próximo das convenções.

Nas eleições de 2010, com duas vagas ao senado em disputa, assim como em 2018, Fátima Cleide recebeu 222.300 votos para o Senado (16%). Valdir Raupp, o campeão de sufrágios naquele pleito recebeu 481.420 votos (34,25%) enquanto Cassol computou 454.087 votos.

Nas eleições de outubro próximo, Fátima precisará superar o próprio Raupp, Confúcio Moura, Expedito Junior, Jesualdo Pires, Aloísio Vidal e alguns outros que aparecerão nas convenções, para que possa assegurar uma das duas vagas em disputa.

Com a situação de declínio em que o Partido dos Trabalhadores se encontra desde os escândalos do mensalão e agora da lava jato, com Lula e os principais líderes nacionais do partido presos, torna-se uma missão praticamente impossível. Mas quem sabe, as cartas ajudem.


Por: Jocenir Santanna


Fale conosco