• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

PT abandona coligação com o PDT e será vice do advogado comunista Jackson Chediack


Rondonotícias

Publicada em: 03/08/2018 16:03:39 - Atualizado

PORTO VELHO: Seguindo uma orientação nacional, o Partido dos Trabalhadores desistiu da coligação que havia acertado com o senador pedestista Acir Gurgacz e passa a compor chapa com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que terá como candidato a governador o advogado Jackson Chediack. O jornalista petista Paulo Benito, foi confirmado como candidato a vice.

A coligação entre PCdoB e PT é reforçada com o outro esquerdista Psol, que declinou de disputar o governo, aderindo à chamada chapa da esquerda, que será confirmada durante convenção que acontece no próximo domingo, quando Fátima Cleide (PT) será consagrada candidata a senadora, além das composições proporcionais. A coligação sai fortalecida com a entrada do PT, que garante o maior tempo de rádio e televisão para Chediack apresentar suas propostas, além do incremento no valor do Fundo Eleitoral, cuja participação petista é uma das

Os partidos esperam repetir a coligação à nível nacional, com Lula (PT) candidato a presidente e Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice.

Em Porto velho, as mudanças de rumos da coligação petista começou depois que a Convenção do PC do B decidiu nesta sexta-feira (03), após diálogo com várias lideranças petistas, aprovar coligação com o PT e PSOL, reabrindo uma possibilidade concreta de se construir uma frente alternativa de esquerda, que garanta um palanque pra candidatura de Lula no Estado, tempo no programa eleitoral de Rádio e TV, possibilidade de eleger uma senadora, além de proporcionais para federal e estadual.

Seria uma luz no fim do túnel, depois do conturbado encontro estadual do PT realizado na noite desta quinta-feira (02), em que o Diretório Estadual da legenda aprovou uma Resolução que abriu caminho para uma possível coligação com Acir Gurgacz, rifando a candidatura de Fátima Cleide ao Senado, além de provocar possivelmente inúmeras desistências de candidatos proporcionais petistas.

Com a decisão do PC do B, de aprovar coligação com o PT e o PSOL, o quadro se reverte dentro das hostes petistas. Para começar o item primeiro da resolução aprovada diz que deverá ser priorizada aliança com partidos do campo democrático-popular, no caso principalmente PC do B, PSOL, além de buscar alianças com outros partidos como PROS, PHS, PATRIOTAS, PSC e PMN, por exemplo.

A decisão do PC do B criou uma alternativa concreta para o PT, que sai da condição de coadjuvante na chapa com o pedetista, passando a fazer parte da majoritária, emplacando e fortalecendo a candidatura de Fátima Cleide, que tenta retornar ao senado depois de oito anos.


Fale conosco