• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Partidos entram na disputa ao governo com bases rachadas e coligações inimagináveis

A disputa pelo governo do Estado ganhou mais um capítulo neste final de semana em Rondônia.


Rondonotícias

Publicada em: 06/08/2018 17:19:16 - Atualizado


PORTO VELHO: A disputa pelo governo do Estado ganhou mais um capítulo neste final de semana em Rondônia. Na corrida contra o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias, os partidos políticos realizaram no último domingo em Porto Velho e Ariquemes os últimos encontros regionais para homologação de candidaturas a governo, vice-governador e senado, deputado federal e estadual.

No fechamento das coligações, pode se ver de tudo. Pai brigando com filho, lideranças tomando tapa na cara e depois saindo abraçados, senadores adversários unidos, ameaças de intervenção em diretório regional, briga por espaço em coligação, pastor traído, nanicos dando as cartas, recusa de alianças e acordos forçados em função do poder.

O PSDB foi para a convenção de domingo na capital com o nome do vereador pastor Edésio Fernandes para ser homologado candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Expedito Júnior (PSDB). O nome Fernandes foi confirmado na última sexta-feira pelos tucanos, mas a “briga pelo poder” ganhou um novo capítulo na madrugada de sábado para domingo.

A confusão no ninho tucano começou por conta da nominata de candidatos à Assembleia Legislativa. O presidente da Câmara de Porto Velho, vereador Maurício Carvalho, considerado “predador de votos” entre os tucanos, representava uma grande “ameaça” as candidaturas de dos deputados Laerte Gomes (PSDB) e Adelino Follador (DEM). Maurício foi convencido a recuar do projeto de estadual, iniciando uma confusão nos bastidores com Expedito Júnior. Tucanos tiveram que separar os dois.

As conversações no ninho tucano seguiram na madrugada de sábado para domingo, quando convenceram Maurício Carvalho a desistir do projeto de estadual. Maurício, que é filho de Aparício Carvalho, dono da Faculdade Fimca, em Porto Velho, foi aconselhado a sair candidato a vice-governador na chapa pilotada por Expedito Junior. Ficou acertado que Edésio Fernandes será candidato ao senado, em uma aliança formada por PSDB, DEM e PRB. O deputado federal Marcos Rogério (DEM) é candidato ao Senado.

A briga no ninho tucano aconteceu uma semana após a convenção do MDB, marcada por cenas de pancadaria e destruição no prédio da legenda em Porto Velho. Adeptos à candidatura de Confúcio Moura entraram em confronto com o segurança quando souberam que o um grupo ligado ao senador Valdir Raupp tentava excluir o nome do ex-governador na disputa por uma vaga ao Senado. Durante as cenas de selvageria, o suplente do senador Valdir Raupp, Tomas Correia, deu um tapa no rosto do ex-chefe da Casa Civil, Emerson Castro.


PODEMOS

Ainda no domingo, o Podemos realizou a convenção e decidiu caminhar com o MDB, cujo candidato ao governo é o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho. O parlamentar foi até a convenção do partido, que acontecia na sede do Bingool Clube, no centro de Porto Velho. Maurão estava acompanhado do senador Valdir Raupp, que ao ser anunciado no microfone por Leo Moraes, recebeu uma longa vaia do público que prestigiava a convenção. Raupp, temendo ser vaiado novamente, preferiu não usar a palavra e teve que sair às pressas da convenção. Apenas Maurão discursou.

O PV e PT realizaram convenção no domingo (5) em Porto Velho. O PV recebeu a militância no plenário da Assembleia Legislativa e decidiu aliança com o PSL na corrida ao Poder Legislativo. O PV recebeu a visita de Maurão de Carvalho e do senador Valdir Raupp. Maurão usou a tribuna para dizer que sempre foi um defensor do meio ambiente. Ao final do encontro, ficou acertado que o PV deixará a militância livre para apoiar candidaturas ao governo.


OPOSTOS

Em Ariquemes, o PP realizou convenção na sede de uma faculdade da cidade. Durante encontro, ficou acertado a candidatura de Neodi Carlos (PSDC) como candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Acir Gurgacz (PDT). O PP, de Ivo Cassol, fechou aliança à Câmara Federal com PTB, PSB, PDT, Solidariedade e PR. Neodi tem o apoio dos empresários do Estado que atuam no agronegócio e já foi presidente da Assembleia Legislativa por dois mandatos. Os partidos decidiram ainda lançar os ex-prefeitos Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) e Carlos Magno (PP-Ouro Preto) candidatos ao Senado. Com fotos e informações do Diário da Amazônia


Fale conosco