• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Deputado Nilton Capixaba tem embargos negados no STF e está fora das eleições

O parlamentar foi condenado no caso das ambulâncias


com inf. do Painel Político

Publicada em: 14/08/2018 20:43:59 - Atualizado

BRASILIA-DF - A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou os embargos de declaração do deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) e com isso a participação do parlamentar pode estar prejudicada.

De acordo com a decisão do STF, o deputado por dar início ao cumprimento da sentença de 6 (seis) anos e 10 (dez) meses e 6 (seis) dias de reclusão e, por maioria, em regime inicial semiaberto, e 340 (trezentos e quarenta) dias-multa.

A denúncia foi recebida pelo Supremo em 2011. Relator da ação, o ministro Gilmar Mendes afirmou que as consequências são graves, grande volume de dinheiro envolvido em propinas, “mais de R$ 1 milhão”, movimentados entre 2001 a 2002. A acusação destaca que o parlamentar acertou, no ano de 2000, um porcentual das emendas apresentadas ao orçamento da União para a aquisição de unidades móveis de saúde em Rondônia. O MPF ainda aponta que foi beneficiada com as emendas a empresa Planam, investigada na Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal em 2007.

DESPACHO

Decisão: A Turma, por votação unânime, rejeitou os embargos de declaração, nos termos do voto do Relator. Ausente, justificadamente, o Ministro Celso de Mello. Presidência do Ministro Ricardo Lewandowski. 2a Turma, 14.8.2018.

Revisor do caso, Ricardo Lewandowski afirmou que os atos do parlamentar no caso causam perplexidade e decepção com “certas práticas parlamentares disseminadas”. “Mostra que o réu traiu completamente o mandato que recebeu de seus eleitores, frustrando tudo que a Constituição consigna como boa prática de direito”, completou ao ministro. Para o ministro Edson Fachin, o parlamentar fez “comércio” de sua atividade parlamentar.

Absolvição. A Segunda Turma também decidiu por unanimidade rejeitar a acusação sobre os crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Segundo os ministros, não haviam provas para haver condenações nesses casos. Procurado, o parlamentar afirmou que não iria se manifestar no momento sobre a condenação.

Com isso, Nilton Capixaba também fica fora da disputa eleitoral deste ano em Rondônia. Ele pretendia se candidatar à reeleição.

Em nota, deputado afirma que será candidato

O deputado Nilton Capixaba encaminhou nota afirmando que vai recorrer da decisão do STF. Veja abaixo:

Nota de esclarecimento – Nilton Capixaba (PTB/RO)

O deputado federal Nilton Capixaba comunica aos seus eleitores, amigos e familiares que a Segunda Turma do STF rejeitou os embargos de declaração apresentados nesta terça, 14/08/2018.

Na oportunidade o parlamentar reitera que sua assessoria jurídica esta estudando outra forma de recurso para apresentar em sua defesa dentro do devido processo legal.

Assegura aos seus eleitores que sua candidatura a reeleição esta ratificada até o momento e que a população pode confiar no seu trabalho.

Assessoria de imprensa.

Brasília, 14 de agosto de 2018.


Fale conosco